Descubra 5 coisas que todo novo empreendedor MEI deve saber

Se você está pensando em empreender e decidiu formalizar sua empresa como MEI (Microempreendedor Individual), é importante que você aprenda algumas coisas antes de dar esse passo. A formalização traz vantagens e responsabilidades, por isso esteja sempre bem informado. Neste artigo, apresentamos 5 coisas básicas que todo novo empreendedor MEI deve saber sobre a formalização da sua empresa.

1 – O que é um MEI?

O MEI é um tipo de empresa criada pelo Governo Federal para auxiliar pequenos empreendedores a se formalizarem e obterem um CNPJ. Esse modelo é destinado a pessoas que trabalham por conta própria e faturam até R$ 81 mil por ano. Portanto se você é cabeleireiro, manicure, eletricista, encanador, costureira, entre outras atividades permitidas pelo MEI, essa pode ser uma ótima oportunidade para formalizar seu negócio.

2 – Quais são as vantagens de se tornar um MEI?

Ao se formalizar como MEI, você passa a ter um CNPJ, o que facilita a abertura de conta bancária, a obtenção de empréstimos e a emissão de notas fiscais. Além disso, você estará isento de algumas taxas, como a de abertura de empresa e a de impostos federais (como PIS, Cofins, IPI e CSLL). Outra grande vantagem é que você terá direito a benefícios como aposentadoria, auxílio-doença, salário-maternidade, entre outros.

3 – Quais são as obrigações do MEI?

O MEI tem algumas obrigações legais, como o pagamento mensal do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), que é uma taxa que varia de acordo com a atividade exercida pelo empreendedor. O MEI também precisa entregar uma declaração anual de faturamento e cumprir as obrigações fiscais e trabalhistas previstas na lei. Então é muito importante estar atento às obrigações para evitar problemas futuros!

4 – Como formalizar um MEI?

Para formalizar um MEI, você pode acessar o Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br) e realizar o processo de forma gratuita e simples. Então, basta preencher alguns dados pessoais e da empresa, escolher a atividade principal e secundária, e verificar se é necessário obter algum alvará ou licença para a atividade exercida.

5 – Como expandir o MEI?

Após formalizar o MEI, é possível buscar formas de expandir seu negócio, como investir em marketing, oferecer novos serviços ou produtos e ampliar a clientela. Para isso, é possível contar com ferramentas parceiras, como o aplicativo Ahazou, que tem mais de 350 mil conteúdos prontos para você postar nas redes sociais da sua empresa e não se preocupar com essa parte do marketing e seus custos. Portanto, clique aqui e conheça o app Ahazou, que vai te ajudar nessa jornada!

Formalizar um MEI pode ser uma excelente opção para quem deseja ter seu próprio negócio e se legalizar. Fique informado sobre as vantagens, obrigações e procedimentos para evitar problemas futuros.

Lembre-se de que, apesar de ser uma empresa pequena, o MEI tem potencial para crescer e se tornar um sucesso. Então vá em frente, formalize sua empresa e amplie seu negócio!