Dia da Mulher: como empoderar a sua marca nesta data

Esse é o jeitinho Ahazou de te oferecer ferramentas e valorizar as profissionais para termos um universo corporativo mais igualitário. Vem com a gente nessa leitura sobre o Dia da Mulher:

No Dia Internacional da Mulher, mulheres de todo o mundo receberão flores, chocolates e até e-mails marketing de empresas parabenizando-as por serem… bem, mulheres. 

Agora, a pergunta que a gente faz aqui do nosso lado pra você, empreendedora: essa é a melhor maneira de valorizar esta data? 

Antes de falar de COMO é preciso dizer o PORQUÊ

Primeiramente não tem como falar sobre o Dia Internacional da Mulher, sem saber por que a data é tão importante, não é mesmo? 

O movimento das mulheres em busca de mais direitos já acontecia há anos, mas a data oficial de 8 de março veio com uma greve na Rússia, em plena guerra, no ano de 1917, quando milhares de mulheres, ainda impossibilitadas de votar, pressionaram o czar russo e exigiam “pão e paz”. Então a pressão foi tamanha que o czar foi forçado a abdicar e o governo provisório concedeu às mulheres o direito ao voto. 

Ao longo dos anos, outros grandes marcos históricos surgiram para enaltecer e fortalecer o Dia Internacional da Mulher que tem como objetivo celebrar as conquistas e cobrar por mais direitos trabalhistas.  

Celebrar ou Reivindicar?

Sendo mulher, profissional, empreendedora, empresária e tantas outras características que você puder se encaixar, o Dia Internacional da Mulher tem uma importância e um peso duplo tanto para si mesma, quanto para o seu negócio, e fica a dúvida: como me posicionar com a minha marca? 

Pensando nisso o Ahazou preparou algumas dicas para ajudar você nesse dia especial:

  1. É importante compreender a data e ser agente de mudança 

“Adeus, estereótipo de gênero” que fala, né? Sabemos que ser mulher é muito mais do que ser doce, amável, delicada e preocupada com as aparências.

Use os valores da sua empresa para presentear as suas funcionárias e clientes nesse dia, mesmo que o seu negócio seja trabalhar com a área de beleza, estética, moda etc. Seus valores vão (devem ir) muito além. 

  1. Abra espaço para a vulnerabilidade 

Já existem competições demais no mundo. Portanto crie um espaço acolhedor na sua empresa, onde você e suas colaboradoras possam se sentir seguras para poder se abrir para conversar sobre qualquer tema. Então se possível, tente fazer parcerias com profissionais especializados e criar correntes com outras empresas de mulheres. 

  1. Vamos colocar os homens na roda também 

Primeiramente é inegável que para ter um mundo melhor, precisamos de igualdade e para isso precisamos incluir os homens também.

Pode não ser no dia de fato, mas que tal fazer uma programação para o mês da mulher em que tenha pelo menos uma ação que inclua os homens para eles poderem ouvir e abrir o espaço para o diálogo com as mulheres. 

  1. Um dia de cada vez

O Dia Internacional da Mulher é um só, mas a parte boa é que ele existe apenas para nos lembrar que temos o ano inteiro para implementar ações nas nossas empresas que valorizem a sua marca e a transformem em algo igualitário. 

Uma ação por vez. Então lembre-se dos valores que cercam a sua empresa e como ela pode valorizar as mulheres TODOS os dias do ano!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *