Você já percebeu que na maioria dos anúncios de restaurantes ou lanchonetes, as cores mais utilizadas são o vermelho e o amarelo? Ou que profissionais da área de saúde normalmente recorrem ao azul e ao verde em suas comunicações? Pois é, isso não é nenhuma coincidência!
De acordo com um estudo, as pessoas se decidem a respeito de uma pessoa ou marca 90 segundos depois da interação inicial e cerca de 90% das decisões instantâneas relacionadas às compras são tomadas por influência das cores.
A Psicologia das Cores, área de estudo que busca entender o impacto que as cores causam no nosso cérebro, explica que cada cor pode gerar diferentes reações nas pessoas, capaz até de despertar desejos, medos e muito mais. É por isso que cada vez mais as marcas, grandes e pequenas, se aproveitam dessa teoria para gerar mais vendas.
Quer aprender como utilizar a teoria da Psicologia das Cores para vender mais? Então vem com a gente!
O disco Cromático
Antes de entrarmos em mais detalhes sobre os efeitos das cores nas pessoas, vamos revisar alguns conceitos básicos:
- cores primárias (vermelho, amarelo, azul) – são aquelas que não podem ser feitas a partir de misturas de outras cores. porém, quando misturadas entre si, criam novas cores.
- cores secundárias (laranja, violeta, verde) – são aquelas formadas a partir da mistura das cores primárias
- cores terciárias – são as cores formadas a partir da mistura das cores secundárias
- branco e preto – apesar de serem chamados de cores são apenas o resultado da presença ou ausência de luz
Todas essas cores, com exceção do preto e do branco, são facilmente identificadas no Círculo ou Disco Cromático, uma ferramenta importante na hora de decidir como usar as cores:
Vamos fazer um exercício: no disco cromático acima, analise as cores que ficam ao lado direito do círculo e responda: se você pudesse tocar essas cores, que temperatura elas teriam?
Se você respondeu que seriam mornas ou quentes, arrasou!
Cores Quentes
Amarelo, laranja e vermelho são as 3 principais cores que remetem à sensação de calor e estão associadas ao sol, ao fogo e ao sangue.
Por isso são chamadas cores quentes. Cada uma delas, porém despertam sensações:
Vermelho
Sentimentos associados: raiva, paixão, fúria, ira, desejo, fogo, calor, sangue, guerra e violência.
Por ser uma cor vibrante e estimulante, o vermelho é muito utilizado na indústria gastronômica e sua simbologia remete ao apetite.
Outro uso muito comum do vermelho é para dar destaque a campanhas promocionais, já que instiga a ação imediata das pessoas.
Porém, é preciso tomar cuidado com as sensações negativas que o vermelho pode despertar, como raiva ou perigo. Profissionais de saúde devem evitar a cor em suas comunicações.
Amarelo
Sentimentos associados: sabedoria, alegria, otimismo, inveja, doença, idealismo, covardia, verão
O amarelo também é uma cor estimulante. Quando usado em conjunto com o vermelho estimula o apetite e é muito utilizado por marcas de fast-food.
Se aplicado sem a influência de outras cores, remete a concentração, otimismo e esperança e pode ser muito bem aproveitado por profissionais de beleza e estética ou marcas de roupas infantis.
Profissionais de saúde devem usar a cor com cautela, assim como o vermelho.
Laranja
Sentimentos associados: humor, energia, equilíbrio, entusiasmo, vibração, expansão, extravagância, flamejante
Da mesma forma que as outras cores quentes, o laranja também é estimulante e muito utilizado na indústria de alimentos.
Muito utilizado por marcas que conversam com o público jovem, o laranja passa a sensação de dinamismo e positividade. Revendedores de marcas, empreendedores do ramo de moda e nutricionistas podem se beneficiar bastante da cor em sua comunicação.
Cores Frias
Como o próprio nome já diz, as cores frias transmitem a sensação de frio, e são associadas à água, gelo e ao céu.
As principais cores frias são azul, verde e violeta e, assim como as cores quentes, despertam diferentes sensações:
Azul
Sentimentos associados: paz, fé, frescor, contentamento, lealdade, higiene, calma, estabilidade, harmonia e confiança
Muito associado ao gênero masculino, o azul também é utilizado para gerar um vínculo de confiança entre marca e cliente. Por isso é a cor preferida para profissionais de saúde, como médicos, dentistas e terapeutas, e prestadores de serviços de limpeza.
Instrutores de Yoga e massoterapeutas também podem se favorecer do uso da cor, porém personal trainers devem usar com cautela, procurando sempre tons mais escuros quando o objetivo for estimular os clientes.
Empreendedores de gastronomia e delivery devem evitar a cor se o objetivo da comunicação for abrir o apetite.
Verde
Sentimentos associados: cura, calma, perseverança, autoconsciência, orgulho, natureza, saudável, boa sorte
Da mesma forma que o azul, a cor verde é muito utilizada por profissionais de saúde, mas neste caso, com o intuito de transmitir a sensação de limpeza e saudabilidade.
Por estar associado à natureza, marcas de produtos naturais e orgânicos se beneficiam bastante do uso dessa cor, assim como instrutores de yoga.
Professores e escolas também podem se aproveitar da sensação de perseverança que a cor verde transmite.
Violeta
Sentimentos associados: erotismo, realeza, nobreza, espiritualidade, cerimônia, misterioso, transformação
O violeta é uma cor que estimula o contato com o lado espiritual, por isso igrejas e pessoas que lidam com espiritualidade e esoterismo devem utilizar a cor em suas comunicações.
Por remeter também à realeza e ao luxo, profissionais de beleza e estética, SPAs e revendedores de marcas de cosméticos podem se beneficiar bastante do uso do violeta. Da mesma forma, sex-shops devem se aproveitar do sentimento de erotismo e mistério que o violeta desperta em suas comunicações
E ai? Gostou das dicas? Agora é só pôr em prática!
E para ter acesso a mais de 50 mil posts prontos e stories, com imagem, legenda e hashtags, para os mais diversos segmentos, clique aqui para baixar o Ahazou agora mesmo!