Black Friday: como seu salão de beleza ou estética podem faturar mais

No dia 25 de novembro acontecerá um dos eventos mais importantes ao varejo: a Black Friday 2017. Esta é data obrigatória para qualquer salão de beleza, clínica de estética, barbearias, esmalterias, spas ou qualquer empresa do segmento da beleza. Nesta data a demanda estará concentrada, e muitos consumidores estão guardando dinheiro desde agora para consumir serviços em promoção.

Vale também prolongar a data do Black Friday que cai sempre na Sexta-feira, para os salões de beleza e clínicas de estética podem fazer promoção durante toda a semana, começando na segunda até sexta com descontos progressivos.

 Abaixo listo 10 dicas para ajudar os salões de beleza e estética a faturarem na Black Friday:

1 – Valorize seus clientes fiéis

Aquele seu cliente que sempre está frequentando o seu espaço precisa se sentir ainda mais valorizado. Mostre o quanto ele é importante para você. Pesquise a sua base de dados, defina um ticket médio e selecione os clientes mais fiéis para receberem um desconto especial para a Black Friday. Essa diferenciação pode te render bons negócios durante todo o ano.

2 – Verifique seu estoque

É interessante aproveitar a data para liquidar também aqueles produtos que são utilizados em serviços que não vendem muito (ou então que estão com a data de expiração muito próxima). Busque os produtos que estão no estoque há algum tempo, ofereça super descontos nos serviços com esses produtos e coloque-os em destaque

3 – Monte kits

Se você vende cosméticos em seu espaço (exemplo consultora de Natura, Avon, Mary kay, Contém 1g) Uma boa saída para aquelas mercadorias que não têm giro sozinhas é colocá-las em kits ao lado de produtos que vendem melhor e criar kits que tenham o perfil do seu cliente.

4 – Busque a indústria

Além de você oferecer serviços e produtos mais baratos na Black Friday, fiquem atento aos seus fornecedores! Eles também irão fazer ações promocionais para venderem sues produtos. Aproveite para renovar o seu estoque pagando por um preço mais barato na Black Friday.

5 – Crie promoções verdadeiras

Quando for criar uma promoção, coloque-se no lugar do seu cliente e se pergunte: será que ele vai ter a percepção que isso é uma promoção de verdade? É muito comum no Brasil o lojista achar que a promoção dele é uma promoção de verdade. Eu sempre digo que, quem tem que achar que a promoção é boa é o cliente, não quem está fazendo a promoção. Não pode ser 5% ou 10% em serviços que o consumidor não vê valor, tem que ser algo que o seu cliente veja como promoção real, que realmente faça a diferença no bolso. O consumidor brasileiro está cada vez mais antenado e informado. Então, atenção! Nada de resgatar a “Black Fraude” do passado.

6 – Invista em comunicação

Como grande parte dos salões de beleza e estética farão promoções neste dia, é importante chamar atenção para o seu espaço com propaganda, principalmente na porta do salão. O consumidor vai pra rua em busca de boas promoções, então, coloque a sua melhor oferta estampada na entrada do seu espaço para que ele se sinta atraído a entrar. Também é interessante divulgar suas promoções nas redes sociais, pois é muito importante que seu cliente saiba que você terá preços especiais para a data. Veja alguns posts prontos que você encontra dentro do aplicativo Ahazou.

black friday salão beleza estética

Idéia de post retirado do aplicativo Ahazou

black friday estetica

Idéia de post retirado do aplicativo Ahazou

black friday salao de beleza maquiadora

Idéia de post retirado do aplicativo Ahazou

black friday salão beleza manicure

Idéia de post retirado do aplicativo Ahazou

7 – Programe um dia especial na loja

Se for possível, amplie seu horário de atendimento. Ações como abrir o seu espaço de beleza mais cedo e fechar mais tarde contribuem para que as vendam sejam ainda maiores. Servir aperitivos e degustações dos produtos também ajudam a trazer clientes para a loja.

8 – Prepare e cuide bem da sua equipe

A sua equipe tem que estar treinada para receber os clientes, mostrar as promoções e reverter vendas de mercadorias que tenham maior lucro agregado. Então, faça um treinamento com seus colaboradores um dia antes, elencando tudo o que está em promoção e os pontos fortes dos produtos que serão liquidados e serviços que serão oferecidos. Ajude-os a driblar eventuais dificuldades que podem acontecer durante o dia e não esqueça de passar informações também dos serviços que não estão em promoção , mas que são interessantes para a empresa. Assim, o seu vendedor pode aproveitar a vinda do cliente à empresa para vender outros serviços que tenham maior valor agregado. Outra ação interessante é vestir sua equipe com camisetas pretas, com dizeres brancos. Além de dar todo o apoio para que a sua equipe consiga vender, que tal um pouco de motivação com mimos para quem cuida da sua empresa? Ofereça um lanche, contrate alguém para servir água, café e suco. Profissionais motivados e valorizados atingem melhores resultados.

9 – Reforce seus canais de atendimento

Prepare a estrutura da sua recepção, das ligações de telefone e também das respostas de e-mail e mensagens enviadas através das redes sociais. Não deixe que nenhum cliente reclame que não conseguiu aproveitar a promoção devido a demora para responder, não perca a venda por falta de comunicação.

10- Faça os clientes voltarem depois da Black Friday

Aproveite o aumento do fluxo de clientes durante a Black Friday para oferecer descontos para datas posteriores, como em novembro para antecipar as compras de Natal. Ou se salão estiver com um ótimo fluxo de caixa, aconselho oferecer cupom de desconto de 50% em algum serviço para ser gasto em janeiro. Imprima pequenos cheques para esses cliente voltar em janeiro, mês normalmente fraco em vendas.

Siga todas essas dicas e sucesso nas vendas! Você tem mais uma dica que já deu certo no seu negócio? Então, comente aqui e compartilhe!

About Lucas Hattori

Gestor de redes sociais do Ahazou e Carreira Beauty. Designer e analista de marketing digital da Carreira Beauty. Escrevo para o blog do Ahazou com o objetivo de ajudar profissionais do salão de beleza e clínicas de estética a se destacarem nas redes sociais. Acesse meu site www.lucashattori.com

Entries by Lucas Hattori