Como são feitos os posts da Ahazou?

Como são feitos os posts da Ahazou?

A Ahazou tem um time com mais de 20 profissionais. É assim que todos os dias nós criamos e selecionamos os melhores posts pro seu negócio. Pra isso acontecer, a gente lê os pedidos mais frequentes e os assuntos que estão na moda. E olha, não é fácil, mas é por isso que estamos aqui 😉

Às vezes as ideias para os posts já brotam na cabeça, mas na maioria dos casos não é bem assim… Conversamos com clientes e analisamos as tendências na internet. Também ficamos de olho nas tendências regionais no Brasil todo. Algumas etapas e processos de Design ajudam a inspiração a chegar e o trabalho a fluir.

Essas são as principais etapas do nosso trabalho aqui na Ahazou:

1. Escrever o conteúdo do post

Escrivaninha vista de cima com um par de mãos sobre ela. Uma mão segura uma caneta enquanto a outra escreve conteúdo de texto para post em um notebook. Na mesa também são vistas fita adesiva, clips e prancheta.
Crédito: Book photo created by freepik – www.freepik.com

Sabe aquela área “Ideias” no app Ahazou? Pois então, é de lá que chegam a maioria das sugestões e pedidos de posts. E além disso também recebemos pedidos pelos canais de ajuda, como o chat, e também pelo WhatsApp. Nós lemos todos os pedidos e entendemos quais são os mais frequentes e os que mais vão causar impacto no momento.

É a partir desses pedidos que escrevemos o conteúdo dos posts: tem que ser algo que chame a atenção dos clientes e que traga informação correta e útil, assim a gente desperta o interesse e aumenta a sua relevância nas redes sociais. Demais, né?

2. Buscar referências

Quadro de inspiração com fotos, cores  e colagens.
Crédito: https://www.flickr.com/photos/designandtechnologydepartment/3972545169

Logo depois de a designer receber a descrição do post que vai ser criado, a primeira coisa que ela faz é pesquisar posts semelhantes. Muitos assuntos requerem originalidade e por isso é importante fugir do lugar comum. A busca por referências é sempre nossa aliada!

Normalmente montamos um quadro como aqueles do programa “Decora“, e assim exibimos as referências que mais contribuem para a criação do post. Quando se trata de inspiração, tudo ajuda! Desde paletas de cores, fotos, trechos de música, frases famosas, outros posts e até memes! Assim, já temos algumas ideias do que pode funcionar e também do que evitar.

3. Esboços, testes e finalização

Mesa de trabalho com computador iMac. Na tela, diversos aplicativos de design são exibidos, como Adobe Photoshop, Illustrator e InDesign.
Photo by Sabri Tuzcu on Unsplash

Depois de separar as melhores referências, são feitas experimentações e testes, normalmente já usando programas de computador para designers, como o Photoshop.

As designers experimentam com cores, fontes, fotos e colagens. Esse processo criativo é muito importante, porque o resultado final depende de muitos ajustes, e o post precisa passar as informações com clareza. A imagem precisa ilustrar o conteúdo, e o texto precisa estar legível e compreensível, e o resultado final precisa ser original. Então dá pra ver que não é um trabalho fácil!

4. Aprovação e publicação

Quase lá! Depois de feito o post, o time de curadoria revisa, analisa, e garante que já está tudo certo. Dessa forma, se tem algum errinho, a designer fica sabendo e já corrige antes do post entrar no aplicativo Ahazou.

Mesmo com todo esse cuidado, às vezes alguma coisa acaba passando despercebida, como uma palavra escrita errada. Também, com mais de 300 novos posts por dia! E é aí que entram nossos clientes que estão sempre atentos: quando recebemos um aviso de post com problema, passamos para as designers o mais rápido possível.


E aí, já entendeu como são feitos os posts da Ahazou? Nós temos um time super qualificado, dedicado e empolgado! E além disso, a nossa comunidade de usuários é parte desse processo de ponta a ponta, desde as ideias até a revisão. E é assim que trabalhamos juntos pra entregar o melhor conteúdo pros seus clientes!

Gostou do post? Você pode ler mais conteúdos como esse aqui no Blog da Ahazou 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *