O que seu salão de beleza perde por estar fora da internet?

Você acorda, abre os olhos e vai dar aquela conferida no celular, esperando por um bombardeio de notificações importantes: mensagens e gifs animados no grupo da família, horóscopo, o resumo da novela (quem nunca, não é mesmo?). E, no meio dessas notificações, não é raro encontrar anúncios e promoções de estabelecimentos e negócios bem perto de você, só esperando que você goste e vá correndo comprar uma ideia.

E — adivinhe — com o público do seu salão de beleza acontece exatamente a mesma coisa!

Entre estes muitos estímulos que ele recebe, são outros tantos os que chegam e, depois de alguns contatos, o convencem a comprar um produto ou serviço. Sim, é a magia do Marketing Digital.

Agora reflita: o que o seu salão de beleza perde se estiver fora deste mundo da internet?

Mas calma. Se não souber, também não vamos te deixar na mão! Prepare o bloquinho, a caneta e o café, e vem com a gente!

salão de beleza ahazou hubify

Presença no Google

Começaremos pela ferramenta mais famosa quando o assunto é digital. Atualmente, o mercado de beleza tem crescido muito na internet, e o Brasil tem mostrado sua força: uma pesquisa recente mostrou que apenas 12% das mulheres brasileiras não buscam informações sobre produtos e serviços de beleza na internet, à mesma medida em que o país é o segundo mais forte em buscas sobre o tema no Google, concentrando 7,5% do total de pesquisas – atrás apenas dos EUA, com 19%.

E as possibilidades nesse cenário são muitas (muitas mesmo)!

Antes de mais nada, tenha em mente que informação nunca é demais. Entenda que o fluxo de informações que chegam a nós hoje é muito grande, e que aquelas que se destacam são mais facilmente absorvidas. Foque, sobretudo, na qualidade.

Comece por um site institucional. É o mais básico? Sim, mas é justamente o ponto onde muita gente peca sem perceber. Imagine que legal se alguém puder pesquisar o nome do seu salão de beleza na internet e já ter acesso aos seus contatos e endereço. Isso vai gerar credibilidade ao seu negócio e abrir muitas portas.

Criou o site? Então considere iniciar um blog corporativo para o seu salão de beleza. Com estratégias de conteúdo bem definidas, você poderá se aproveitar dos recursos desta ferramenta para ganhar autoridade no mercado. Poste dicas interessantes, crie relacionamento, note as principais necessidades do seu público e explore maneiras de solucioná-las. Afinal, se os clientes gostarem de verdade das suas dicas online, podem resolver buscar suas soluções pessoalmente!

Imagine que seu público está habituado a consumir conteúdo de muita qualidade. Para citar apenas algumas grandes fontes, existem, hoje, blogs, influencers, portais e marcas que trabalham muito bem seus materiais e conteúdos.

E isso tudo faz muita diferença frente à concorrência, principalmente se você perceber essa necessidade antes dos demais.

mulher salão ahazou hubify

Confiança do público

Lembre-se que, a todo momento, seu salão de beleza está lidando com pessoas. Elas têm preocupações, interesses e necessidades que, muitas vezes, podem ser solucionadas pelo seu estabelecimento. Você só precisará convencê-las de que o seu salão de beleza é a melhor opção.

E estas pessoas costumam se informar muito nestes momentos de decisão. Uma pesquisa recente mostrou que os brasileiros estão mais propensos nos últimos tempos a pesquisar e considerar opções antes de realizar a aquisição de produtos ou serviços, dando mais atenção à relação qualidade x valor e à maneira como têm suas necessidades atendidas. Na grande maioria dos casos, elas têm a internet como principal fonte de dados em meio a essas buscas. Ou seja, se estiver fora da internet, seu salão de beleza pode deixar de participar do principal momento anterior à decisão de compra do cliente.

Diante disso, tenha muita atenção a manter as melhores práticas de Marketing no mundo online e ajude o cliente a descobrir o melhor que seu salão de beleza tem a oferecer.

Engajamento nas redes sociais

Eis que surgem também as mídias sociais, uma das principais e mais acessíveis ferramentas para divulgação de empresas no meio digital. Indo além de seguidores e curtidas, elas podem fornecer importantes informações sobre o público com o qual você se relaciona. Estar fora destes meios é um risco que o seu salão não pode correr.

E, por falar nelas, lembremos do nosso querido Facebook. Hoje ele não é só uma plataforma social, mas uma fonte de informações e até ambiente de trabalho; de fato, uma ferramenta-chave de quase todas as estratégias de Marketing Digital, por conta de sua popularidade e longo alcance.

Busque dar bastante atenção à qualidade do conteúdo do seu salão de beleza. Invista em criação de dicas, tutoriais, vídeos, entre outros materiais ricos que você pode criar e oferecer ao seu público. Aqui, não há limite para a criatividade, então busque sempre novas formas de impactar e causar uma boa impressão, oferecendo materiais que agradem ao seu público.

Dica: Busque referências no mercado. São muitas as marcas de beleza que sabem trabalhar com conteúdo e engajar seus seguidores nas redes sociais. Os próprios fornecedores de produtos que você pode usar no seu salão podem servir como boas inspirações.

Também vale a pena investir no Instagram. Tenha sua empresa sempre presente e atualizada na plataforma (ah, não deixe de criar um perfil comercial, para aproveitar o melhor de suas informações, ok?).

A plataforma tem muito apelo visual, e é ideal para fazer aquelas fotos lindas dos penteados que você faz no seu salão de beleza. Aqui, é justamente a qualidade visual que se sobressai. Então, dê preferência a fotos bem enquadradas, com aspecto agradável e use o texto apenas como apoio. Siga seu bom gosto e talento fotográfico (e não se esqueça das hashtags).

Com isso, você conseguirá ter maior influência sobre o engajamento do público e tendências de crescimento: número de seguidores, visualizações e interações com publicações, entre outros fatores.

Duas plataformas que nem sempre são lembradas podem acabar sendo um diferencial para o seu salão. YouTube e Pinterest são duas redes sociais que crescem a cada dia em termos de utilidade e popularidade.

Na plataforma de vídeos você poderá colocar à prova todo o seu poder de influência. O que acha de criar ótimos vídeos falando sobre os seus serviços, dando dicas para suas seguidoras ou até mesmo comentando assuntos que tenham sido veiculados no seu blog? Certamente muita gente vai gostar!

Já no Pinterest, as coisas funcionam de maneira um pouco parecida como são no Instagram. Muitas imagens, pouco texto e um poder de influência matador! Atuar nesta rede pode ser uma maneira de fazer seu trabalho, aos poucos, ser referência diante de outras pessoas. Vale a pena considerar.

E não nos esqueçamos de que, no fundo, o principal poder das redes sociais é o compartilhamento. Se seu conteúdo é de qualidade, notável e compartilhável, certamente vai ter alguém prestando bastante atenção a ele.

salão de beleza ahazou hubify

Você pode perder clientes

Finalmente, qual será o maior prejuízo para o seu salão de beleza se ele não tiver o reconhecimento do público? Exato: a perda de clientes – e, consequentemente, de dinheiro.

Perder público para outras empresas ou opções é realmente um dos maiores riscos para negócios que não se tornam conhecidos no meio online ou não possuem boas práticas para a sua divulgação digital. E não será diferente com você.

Por isso, use a internet como aliada para vender mais! Seja por meio das redes sociais, de sites e blogs, ou outros materiais institucionais, busque estar presente na rotina de seu público e agregue ainda mais valor aos serviços que o seu salão de beleza oferece. Não perca tempo, evite prejuízos e comece imediatamente a aprimorar e trabalhar suas práticas de Marketing Digital!

Gostou desse conteúdo? Confira um material especial preparado pela Hubify com 5 dicas para aumentar as vendas do seu salão de beleza usando a internet, baixe o e-book e comece agora mesmo a divulgar seu salão de beleza na internet!

[divider size=”small”]

Autor: Fabio Duran

Bio: Advogado formado pelo Mackenzie, Pós Graduado em Business and Project Management pela University of California e GDista, passou por grandes escritórios de advocacia até chegar ao Grupo Elefante Verde. Co-fundador da marca e plataforma de marketing digital Hubify, é obstinado por resultados e apaixonado pelos temas de persuasão e vendas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *