Salão de beleza, saiba como tirar boas fotos utilizando o seu celular

Este artigo vai dar dicas de como tirar boas fotos com o celular dos cortes de cabelo, coloração, maquiagem, unhas que você acabou de fazer no seu salão de beleza para divulgar em suas redes sociais. Se você não tem dinheiro para investir em uma câmera fotográfica profissional, vou te dar dicas de como tirar fotos com seu celular para que fiquem o melhor possível.

 

Super recomendo

 

Não adianta fazer um lindo trabalho e a foto sair horrível. Para quem trabalha na área da beleza é essencial mostrar qualidade e beleza em tudo. As redes sociais são o melhor jeito de divulgar seu negócio gastando pouco. Mas postar fotos feias pode espantar os seus clientes e não postar nenhuma foto também. Pode ter certeza que os seus concorrentes estão postando. Então não fique para trás e invista um pouco do seu tempo em postar boas fotos em suas redes sociais.

As dicas são simples e serve para qualquer tipo de celular, basta prestar atenção nos pequenos detalhes que citarei abaixo e o resultado será uma grande diferenças na qualidade das

Observe a Iluminação do seu salão de beleza

Todo telefone celular tem um sensor muito pequeno. Isso significa que o aparelho não vai responder bem às condições de baixa luminosidade. A iluminação do local é que vai fazer a diferença da qualidade da sua foto. Quanto mais iluminado estiver, melhor resolução a sua foto terá e a dica que deixo aqui é utilizar a luz solar. Peça delicadamente para seu cliente se posicionar perto da janela do seu salão para tirar uma foto aproveitando a luz do sol. Se possível, o ideal é tirar foto fora do seu salã0, aproveitando 100% da luz solar. Se você conseguir tirar as fotos dos seus trabalhos sempre no ambiente externo suas fotos vão Ahazar!

Cuidado com o fundo do ambiente

A modelo é linda, o corte ficou sensacional, a escova está perfeita mas o salão está uma bagunça, afinal você trabalhou duro para chegar nesse resultado. Cuidado ao tirar a foto da sua cliente junto com toda a bagunça do salão. As cameras dos celulares não são tão evoluídas para você tirar uma foto focando na modelo e desfocando o fundo (para a bagunça não aparece). Então, escolha uma parede neutra (parede branca sempre fica legal), ou com uma textura única e posicione a modelo em frente e a essa parede para tirar a foto. Para ambiente externo, você pode escolher a fachada do seu salão, ou então aquele muro de tijolos do seu vizinho ou até mesmo uma parede com plantas trepadeiras no muro. Use a criatividade, preferia fundos simples e sem muita variação de cores.

Veja estes exemplos de fotos com fundos neutros como que ficaram boas!

01 02 foto salão de beleza - unha foto salão de beleza - cabelo foto salão de beleza - cabelo

Jamais use o ZOOM

Os celulares não têm zoom óptico, que oferece boas ampliações. O zoom digital pode acabar com a sua fotografia. Então, não tenha receio de se aproximar o máximo que puder da pessoa que você vai tirar foto.

Seja criterioso(a) ao utilizar o flash.

Se você se encontra utilizando o flash porque o seu salão não está apropriadamente iluminado, você provavelmente está tirando fotos em ambientes fechados. Ou seja, com iluminação inadequada (mais um motivo para utilizar a luz do sol). Uma cena completamente iluminada pelo seu flash não parecerá natural, visto que o flash dos celulares não conseguem iluminar nada além de objetos que estejam logo à sua frente .Por exemplo, você não poderá iluminar os entornos do cenário, como paredes e teto, a não ser que utilize flashes de câmeras de verdade.

Somente utilize o flash se a modelo estiver próxima a janela fornecendo a luz solar. A luz solar iluminará bem o fundo e o flash iluminará bem a modelo.

A lente da câmera do seu celular está limpa?

Sim, isto pode fazer a diferença na hora de tirar uma boa foto com seu smartphone. Lembre-se que sempre estamos com o aparelho no bolso, ou dentro da mochila, ou em cima da mesa. O contato com poeira, ou mesmo a gordura do dedo, pode deixar a lente suja e prejudicar a qualidade da foto.

 

Agora que passei essas dicas para você, gostaria que fizesse o teste e postasse as fotos no Facebook ou Instagram do seu salão de beleza. É bem simples basta sempre lembrar estes itens:

  • verificar se a lente da câmera está limpa
  • escolher local com uma boa iluminação (externo aproveita a luz do sol)
  • cuidado com a  escolha do fundo
  • evitar usar o flash
  • nunca use o zoom

 

Super recomendo

 

About Lucas Hattori

Gestor de redes sociais do Ahazou e Carreira Beauty. Designer e analista de marketing digital da Carreira Beauty. Escrevo para o blog do Ahazou com o objetivo de ajudar profissionais do salão de beleza e clínicas de estética a se destacarem nas redes sociais. Acesse meu site www.lucashattori.com

Entries by Lucas Hattori