Sorteio no Instagram: porque, como e quando fazer?

Se tem um tema que a gente sempre recebe muitas dúvidas, esse tema é: sorteio no Instagram! Hoje vamos dar algumas dicas para ajudar você a entender melhor quais as vantagens de realizar esse tipo de ação em suas redes sociais e algumas boas práticas. Continue acompanhando!

Porque fazer sorteios no Instagram é bom para a sua marca?

Aumenta a visibilidade da sua empresa no instagram, pois seus seguidores precisarão marcar amigos para concorrer e essas são novas pessoas que vão passar a conhecer seu conteúdo.

Deixa seus clientes felizes! Todo mundo adora prêmios, e além disso, sorteios tendem a fazer que os seguidores voltem a acompanhar suas postagens. Por isso, é ótimo para aqueles momentos em que seu engajamento está meio caído.

Seu investimento volta para você, já que o sorteio aumenta a visibilidade, traz relacionamento e ainda deixa os clientes felizes, certamente vão pintar novas vendas no futuro. E, inclusive, a pessoa que ganhar o sorteio tem alto potencial de se tornar um cliente fiel.

Como e quando fazer sorteios no Instagram?

Para início de conversa, não existe regra sobre uma periodicidade para fazer sorteios, mas é bom dar um tempo entre eles, para que sua página não comece a ser procurada apenas por pessoas que querem coisas de graça! Ok? Entendido isso, vamos ao como:

Escolhendo o prêmio: não caia nessa de dar um iphone, uma televisão, ou uma bicicleta! Esse tipo de prêmio atrai interesseiros e não interessados. Seu prêmio precisa ser um produto ou serviço seu, já que o real objetivo aqui é promover a sua empresa e movimentar o engajamento deve estar em segundo plano.

Pense nas regras do sorteio: não é bom dificultar e nem facilitar demais, mas o padrão mais usado é solicitar que curtam uma foto oficial e marquem amigos nos comentários. Lembre-se de deixar comentários ilimitados, mas não podendo marcar a mesma pessoa, nem perfis fake e nem de famosos! Você quer pessoas reais participando.

Certifique-se de poder entregar o prêmio: se você trabalha com serviços como o de barbearia, por exemplo, e o prêmio é um dayspa, lembre-se de limitar a participação para as pessoas da sua cidade, porque o ganhador precisa conseguir ir até seu estabelecimento para usufruir. No caso de produtos, defina se está disposto a pagar um frete caro de envio de correios, caso o morador more muito longe, por exemplo. 

Planeje a divulgação: entre lá no nosso app e escolha o post mais incrível que puder! Além disso, você também pode fazer stories a cada um ou dois dias para lembrar os clientes de que tem sorteio no feed.

… E agora você tem um monte de comentários, mas não faz ideia de como fazer para o sortear de fato, né?

Quando chegar o dia e hora do sorteio, faça uma live para seus seguidores poderem acompanhar. Não se esqueça de conferir se o sorteado cumpriu todas as regras, ok? E não se esqueça de entrar em contato com o ganhador via DM. Se não tiver retorno do ganhador, faça um novo sorteio com os mesmos participantes e avise seus seguidores do que aconteceu!

Como opção de ferramenta de sorteio, existe uma infinidade por aí, mas o mais famoso e utilizado é o Sorteador.

E por último, mas extremamente importante, faça ou peça fotos do ganhador com o prêmio, seja ele um produto ou utilizando um serviço. Isso fará com que as pessoas acreditem e queiram participar dos próximos sorteios do seu perfil!

Espero que esse post tenha esclarecido suas dúvidas, mas se quiser fazer alguma pergunta, a equipe do Ahazou tá aqui pra te ajudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *