Como conseguir mais vendas usando gatilhos de comunicação

Você sabe o que são gatilhos de comunicação? Também conhecidos como gatilhos mentais, consistem em estratégias que buscam persuadir seu cliente a realizar uma compra. O poder dos gatilhos de comunicação tem sido bastante explorado pelos empreendedores que usam as redes sociais como forma de aumentar vendas e aprimorar a comunicação com seu público. Por isso, nesse conteúdo vamos explicar como aumentar o engajamento das suas redes sociais utilizando alguns gatilhos de comunicação.

Destacamos cinco tipos de gatilhos de comunicação, considerados os mais utilizados: Escassez, Urgência, Autoridade, Reciprocidade e Prova Social. Com as informações abaixo, você terá uma estratégia poderosa para aumentar o engajamento em suas redes sociais. 

Gatilho da Escassez

O gatilho da Escassez é um dos mais poderosos. Ele consiste em passar a mensagem de acesso limitado a algo. Bastante usado em sites de produtos, esse gatilho é o que faz com que muitas pessoas decidam comprar um determinado item, sem necessariamente precisá-lo. Normalmente utilizam-se frases de efeito para divulgar uma queima de estoque, onde se coloca uma determinada quantidade de produto em oferta.

Quando o cliente ainda não está totalmente seguro sobre comprar o seu produto, a possibilidade de não poder mais adquiri-lo o fará agir. Isso é excelente em casos de baixo estoque ou de tempos sem muito movimento, transformando uma situação negativa em oportunidade de aumentar as vendas.

Gatilho da Urgência

O gatilho de comunicação da Urgência é muito parecido com o da Escassez, mas está ligado ao fator tempo, pois o produto ou serviço têm um prazo limite para serem adquiridos. É também um gatilho muito efetivo já que naturalmente tendemos a valorizar o que é mais escasso em detrimento do que é mais abundante. 

Nesse caso, a escassez de tempo para a tomada de decisão de compra somada à possibilidade iminente de não se ter tal produto, induz o consumidor a realizar uma ação naquele momento. O gatilho da Urgência, pode ser usado com termos como: “Atenção aproveite esse desconto de 50% até amanhã” e/ou “Você tem apenas 24 Horas para aproveitar essa oferta”, por exemplo. 

Gatilho da Autoridade

O gatilho da Autoridade precisa de cuidado para ser utilizado e deve ser adotado apenas quando se domina bem seu produto e/ou serviço. Ele consiste em dar ao seu negócio a imagem de autoridade no assunto, mostrando às pessoas que você entende do seu segmento ou profissão melhor do que ninguém. Isso fará com que seus clientes confiem cada vez mais em você, elevando a credibilidade em sua marca. 

Mostre às pessoas que você tem experiência no assunto, adquira a confiança delas e a autoridade será uma consequência, juntamente com a Reciprocidade (gatilho que veremos adiante). Mas lembre-se que credibilidade se constrói com o tempo e cuidado. 

Gatilho da Reciprocidade

O gatilho de comunicação da Reciprocidade é a base para fidelizar seus clientes nas redes sociais. Sabe aqueles famosos sorteios do Instagram, que buscam premiar as pessoas que seguirem as regras de participação? Ou aquelas dicas e tira dúvidas que alguns negócios promovem? É disso que estamos falando. 

Se você ainda não faz, comece a fazer agora mesmo. Certamente você vai despertar algum sentimento em seu cliente e as chances dele ser o primeiro a desejar consumir seu produto ou serviço serão muito altas. 

Apesar de visar o consumo no futuro, é necessário ter em mente a prestação de serviço ou a facilitação da vida daquele consumidor acima de tudo. Isso porque as pessoas conseguem identificar quando as marcas estão agindo sob puro interesse, assim a estratégia pode ‘acabar saindo pela culatra’, inclusive prejudicando a confiança das pessoas em seu negócio.

Gatilho da Prova Social

O gatilho da Prova Social é o mais inspirador dos gatilhos de comunicação. Por meio dele você consegue mostrar ao seu cliente o valor real do seu produto ou serviço usando um depoimento de quem experimentou e aprovou. Prova Social é algo que demonstra a opinião de pessoas reais sobre o consumo ou a utilização de determinada coisa, podendo ser produtos, serviços, etc.
As pessoas consomem muito baseadas na experiências de outras pessoas. Quantas vezes você não deixou de ir a um determinado estabelecimento por conta de relatos negativos? É exatamente por conta da Prova Social que você toma a decisão de consumir ou não determinado serviço. 

Esse gatilho também está intimamente ligado à confiança, por isso é necessário parcimônia na hora de decidir como divulgar a experiência de seus clientes. Certifique-se de que todas as informações fornecidas são verdadeiras e verificáveis ou que você tem permissão do cliente para divulgar seu relato.

Esperamos que tenha gostado das dicas! Para utilizar os posts apresentados neste post e ter acesso a mais de 50 mil posts prontos e stories, clique aqui para testar o Ahazou agora mesmo!  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *