Como usar as datas comemorativas no seu negócio

Aprenda a diversificar o seu conteúdo na hora de falar sobre datas comemorativas.

Free Close-Up Shot of a Calendar Stock Photo
Já parou para pensar que muitas marcas focam o seu conteúdo das redes sociais nas mesmas datas de comércio e no fim parece que vemos um mar de posts todos iguais? 

São sempre as mesmas datas escolhidas pelas empresas e não é atoa que em vários momentos marcas cometem gafes impossíveis de ignorar. E você deve estar se perguntando, afinal: como usar as datas comemorativas de maneira assertiva e sair da caixa ao mesmo tempo? 

Quando se fala em marketing sazonal precisamos pensar que além de pensar nas vendas, ela tem o intuito de apresentar uma experiência de consumo especial para o público. Ou seja, a experiência do cliente precisa estar em primeiro lugar, do contrário teremos várias marcas causando desconfortos em nichos que não são pertencentes a ele. É basicamente o que acontece em datas comemorativas como: Dia do Orgulho LGBTQIA+, Dia da Mulher,  Dia da Consciência Negra e outras. 

Por isso, o nosso time do Ahazou selecionou alguns questionamentos para você fazer com a sua marca antes de sair postando sobre todas as datas comemorativas e enfim explorar a sua marca de maneira assertiva para expandir o seu negócio. Vem ver!

– Quais são as datas comemorativas mais importantes para o seu comércio?

Separe o joio do trigo. Ou melhor, separe as datas de comércio principais (Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças, etc) das outras. Algumas datas tem tudo a ver com a sua marca e você nem imagina, outras nem tanto, mas para isso é preciso conhecer bem o seu negócio. Imagina a salada de confusão que não viraria uma loja de produtos artesanais, estilo rústico, fazendo post sobre a Cyber Monday. 

– Você tem um planejamento de postagens de datas comemorativas?

Ele é a peça-chave para você começar a sua estratégia anual, semestral ou mensal. Escolha as datas e saiba exatamente o que fará com o seu orçamento, se haverá entrega de brindes, frete grátis, campanha de marketing ou apenas um conjunto de posts comemorativos em prol da data. Toda estratégia é válida, por menor que seja, pois no final do ano você verá que o conjunto da obra é o que resultará na sua marca. 

– Conteúdo ok? Arte ok? Postagens ok? Análise final ok? 

Na correria do dia a dia é difícil pensar em datas comemorativas, mas elas precisam ser pensadas com antecedência, como foi dito no item acima. Por isso é preciso fazer o conteúdo com antecedência, artes e agendar as postagens. E no final disso tudo, a análise dos resultados é importante para saber o que funcionou para replicar ou melhorar para as próximas. 

Mas é claro que o Ahazou app está com você para te ajudar sempre que precisar. Nossos assinantes prime têm acesso aos posts de datas comemorativas antecipadamente, com tempo hábil para traçar suas estratégias e programar seus posts. Isso tudo sem abrir mão dos seus posts diários do aplicativo.   

Agora, se você deseja um trabalho ainda mais voltado para a sua marca você pode contar com nosso trabalho de Posts Personalizados. Com ele é possível traçar toda a estratégia com a nossa equipe de costumer service para cada campanha de data comemorativa. Não apenas com posts, mas também com roteiros de reels. 

Independentemente da sua escolha, os nossos posts já virão prontos para usar, arte e legenda, produzidos por profissionais que é para você não se preocupar com essa parte da comunicação e ter mais tempo para se dedicar ao seu negócio. Além disso, temos aqui no nosso Blog do Ahazou uma série de conteúdos que podem te ajudar. 
E agora que você já sabe como usar as datas comemorativas pode  explorar temas de maneira mais assertiva e traçar novas estratégias de negócio para a levar a sua empresa para um outro nível. Gostou desse tema ou tem alguma dúvida? Responda aqui nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *