Como usar seu logotipo nas redes sociais?

Usar seu logotipo ou logomarca (vixi, aí tem polêmica!) em cada post das redes sociais não é obrigatório. Muitas marcas preferem, inclusive, colocar somente o @ do perfil para fazer a divulgação, caso o conteúdo seja compartilhado. Mas cá entre nós, fica tão profissional ver seu logo estampado em cada imagem da sua rede, não é?

via GIPHY

Por isso, te contamos nesse post algumas dicas valiosas sobre como usar seu logotipo (ou logomarca) nas redes sociais, assim como um verdadeiro designer faria! Confira.

O seu logotipo nas redes sociais deve ter fundo transparente

É muito comum nos depararmos com logotipos dentro de um quadrado branco. Caso a estrutura branca não faça parte do logo, essa aplicação passa a impressão de amadorismo. 

Nas redes sociais, seu logo deve aparecer com fundo transparente. No entanto, a maioria das imagens que usamos no dia a dia estão em JPG, mas esse formato não permite transparência. Por isso, opte sempre pelo formato PNG e assegure-se de que seu logotipo pode ser aplicado livremente sem fundo de qualquer cor, conforme mostra a imagem abaixo.

Use sempre logos com fundo transparente.

O seu logotipo nas redes sociais deve ter legibilidade

Não é legal deixar o logotipo nas redes sociais muito grande e chamativo. A estrela do seu post é a imagem e a chamada em si. Seu logo deve ser apenas uma lembrança para o consumidor. Ele deve aparecer de forma discreta, por mais que às vezes a gente ame tanto nossa marca que queira mostrar ela grandona ao mundo! 

Ok, vamos pegar leve no tamanho do logo. Mas, ainda assim, você precisa se assegurar de que ele estará em um tamanho legível, ou seja, que o usuário compreenda do que se trata e consiga ler as palavras. 

Além disso, preocupe-se com o fundo. Se seu logotipo está se misturando muito às formas e cores da imagem do post, tente mudar o lugar em que está posicionado para ver se melhora. Se não der certo, é hora de colocar algum fundo, pelo menos atrás do logo, para que possa destacá-lo.

Cuidado com o tamanho e cor do logo para que ele não se perca no meio do post.

O seu logotipo nas redes sociais não deve ser alterado

Seu logo já está pronto e ele é único. Esse símbolo serve para identificar a sua marca e não pode causar confusão na mente do consumidor. Não utilize logotipos diferentes nas redes sociais e tome cuidado ao aumentar e diminuir o tamanho. Verifique se, ao manipular o logo, você não o “deformou”, deixando-o espremido, “alto” demais ou “gordinho”.

Procure não usar logotipos diferentes e tome cuidado ao redimensionar para não deformá-lo.

No aplicativo Ahazou, você não corre o risco de deformar seu logo ao dimensiona-lo, ele sempre seguirá as proporções!

O seu logotipo nas redes sociais deve ser usado com consistência

Não é uma obrigatoriedade, mas tente usar seu logotipo nas redes sociais sempre da mesma forma. Por exemplo, se você costuma usar no canto inferior direito, tente manter a mesma posição no próximo post. É importante também que você o utilize sempre do mesmo tamanho, para que seu público encontre consistência entre seus posts. Isso gera uma imagem de profissionalismo e segurança. 

Tente manter seu logotipo na mesma posição sempre que possível.

O seu logotipo nas redes sociais deve ser bem posicionado

Posicione seu logotipo em um dos 4 cantos da imagem ou centralize-o de vez. O ideal é não abrir espaços para meios-termos. Além disso, não encoste seu logotipo nas bordas. Dê um espaço de mais ou menos 0,5cm a 1cm das pontas. Assim, as imagens estarão mais harmonicamente distribuídas.

Não encoste seu logotipo nas bordas do criativo, deixe um espaço de mais ou menos 0,5 cm!

Gostou das dicas? Ainda tem dúvidas? Conta pra gente aqui nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *