Maio laranja: ajude a combater o abuso sexual de crianças e adolescentes compartilhando posts prontos sobre o assunto

Já estamos nos últimos dias do movimento Maio Laranja, mas não podemos deixar passar em branco. Esse é o mês dedicado ao combate, conscientização e denúncia do abuso sexual de crianças e adolescentes. O assunto é sério. No Brasil, a cada 8 minutos, uma criança é abusada sexualmente. Por isso, quanto mais pessoas se conscientizarem, mais nossa sociedade caminha para um mundo melhor, com nossas crianças protegidas e livres para serem crianças.

Entenda a campanha Maio Laranja

O movimento Maio Laranja foi instituído pela Lei 5.118 de 2017 e se volta para uma violação importante do direito das crianças: o abuso sexual e a prostituição infantil. A necessidade da criação dessa campanha se torna muito clara quando olhamos os números. O boletim epidemiológico do Ministério da Saúde de 2018 mostrou que, no período de 2011 a 2017, tiveram 141.105 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil.

Desses, 58.037 casos ocorreram contra crianças (74,2% meninas e 25,8% meninos) e 83.068 contra adolescentes (92,4% meninas e 7,6% meninos). Tanto para crianças quanto para adolescentes, a maioria dos casos acontece no lugar que deveria ser o mais seguro: dentro da própria casa.


Maio Laranja: por que a cor laranja foi escolhida para a campanha?

A campanha Maio Laranja começa todo ano, oficialmente, no dia 18 de maio e foi inspirada na cor laranja da gérbera. Você já ouviu falar dessa flor? É uma espécie muito conhecida no Brasil que simboliza a fragilidade e vulnerabilidade da criança. Por isso mesmo, além da cor, a campanha muitas vezes é representada também por uma flor.


Como posso ajudar na campanha Maio Laranja?

Falar sobre esse assunto tem um gosto amargo. Ainda que esteja longe da sua realidade, o Maio Laranja conscientiza sobre o problema da violência sexual de crianças e adolescentes, um tema pesado, que gera muita repugnância e raiva. Se esses são sentimentos com os quais você se identifica, pode combater essa realidade de duas formas principais: ajudando a conscientizar cada vez mais pessoas e denunciando se, por acaso, perceber ou desconfiar que uma criança está sendo abusada.


Para denunciar via telefone, disque 100.

Para denunciar via site, acesse ouvidoria.mdh.gov.br

Para denunciar via aplicativo, baixe o app Direitos Humanos Brasil.

Posts prontos sobre o Maio Laranja: ajudando a conscientizar pessoas

Se você deseja entrar nessa luta, é importante usar suas redes sociais como estratégia. Isso porque através delas – seja sua ferramenta pessoal ou do seu negócio – você consegue atingir muitas pessoas ao mesmo tempo com uma única mensagem. Mostrando ao mundo que está inteirado sobre o assunto e que apoia o combate à violência infantil, você também incentiva mais pessoas a fazerem o mesmo.


O app Ahazou tem diversos posts prontos sobre o Maio Laranja que podem te ajudar nesse movimento. Todas as imagens que você visualizou nesse texto são de lá. Se você ainda não conhece, baixe e tenha acesso aos primeiros 5 posts inteiramente gratuitos. Além de posts sobre o Maio Laranja, no app Ahazou muitos outros temas são explorados, podendo melhorar suas redes sociais no dia a dia ou em outras datas importantes como essa.


E aí? Já aderiu à campanha? Conta pra gente nos comentários.

About Equipe Ahazou

This author has not yet written his bio.
Meanwhile let's just say that we are proud Equipe Ahazou contributed with 0 entries.
Edit the profile description here.

Entries by Equipe Ahazou