Técnica Pomodoro: como usar uma técnica de gestão de tempo super simples e ser mais produtivo

“Não posso! Não consigo! Não tenho tempo! Não vou dar conta!” 

Esse tipo de frase costuma fazer parte do seu vocabulário?  Você tem dificuldade em terminar as tarefas no prazo? Suas atividades estão sempre em cima da hora e se acumulam a ponto de dar a impressão de que nunca vai conseguir terminá-las? Calma que a gente te ajuda. 

A técnica pomodoro é uma estratégia de gestão de tempo super simples que vai te fazer romper com essa rotina tóxica e aumentar sua produtividade. Entenda como ela funciona e comece, ainda hoje, a colocá-la em prática.

Antes de tudo, uma curiosidade: como surgiu a técnica pomodoro?

A técnica pomodoro foi criada por um chef italiano chamado Francesco Cirillo que, em sua cozinha, tinha um cronômetro em formato de tomate (pomodoro em italiano), o qual girava durante 25 minutos. Enquanto o timer marcava o tempo, o chef se mantinha altamente focado em suas atividades, sem fazer nenhum tipo de interrupção. 

Os resultados se mostraram tão satisfatórios que, alguns anos depois, Cirillo promoveu o método para o mundo inteiro. Dessa forma, desde 1992, a técnica pomodoro passou a ser usada em diferentes tipos de atividades e contextos, ajudando pessoas e empresas a serem mais produtivas por todo o globo.

Passo a passo da técnica pomodoro: por uma gestão de tempo mais simples

O método considera que, ao dividir o seu processo de trabalho em blocos de 25 minutos – nos quais você estará 100% focado -, sua agilidade cerebral irá melhorar e você será capaz de fazer uma gestão de tempo realmente efetiva.

Para colocar em prática a técnica pomodoro, você precisará de um timer (cronômetro) e algum sistema simples  de anotação: um papel ou qualquer programa de celular e computador como Bloco de Notas, Word ou Excel. Use-o para escrever uma lista de todas as atividades que deverá desempenhar durante o dia e, depois, estime quanto tempo cada tarefa levará, ou seja, quantos pomodoros serão necessários para executar cada atividade.

Dessa forma, você deverá ficar em atividade intensa e super concentrada por 25 minutos e, então, fará uma pausa de 5 minutos. Use o tempo da pausa para fazer coisas não relacionadas ao trabalho, como ir ao banheiro, olhar o celular ou tomar um cafézinho. Depois de realizar 4 pomodoros (100 minutos de atividade e mais 20 minutos somando as pausas), você deverá fazer uma pausa maior, de 15 a 30 minutos.

Técnica pomodoro: por que um método simples aumenta tanto a produtividade?

A técnica pomodoro está relacionada a diversos efeitos positivos como a diminuição da ansiedade, aumento da produtividade e alta concentração. Além disso, ela atua na diminuição do tempo desperdiçado, melhorando a qualidade de vida e o tempo livre de quem a utiliza.

Por mais simples que seja o método, cada etapa tem uma explicação. A anotação das atividades levam você a compreender melhor quanto tempo utiliza para realizar cada tarefa (acredite, muitas vezes achamos que sabemos, mas estamos equivocados!). Assim, poderá sempre se programar melhor nas próximas vezes. 

Você ainda desenvolve seu autoconhecimento, passando a identificar melhor quais as coisas que mais te distraem no cotidiano e as principais interrupções no trabalho. Tendo maior clareza de tudo isso, poderá se organizar melhor, fazer uma melhor gestão de tempo e evitar aquilo que te torna menos produtivo.

Quanto aos pomodoros, eles correspondem a 25 minutos porque temos muita dificuldade de nos mantermos concentrados por muito tempo e, por isso, muitas vezes acabamos deixando as coisas para depois. Quando nos damos conta, já estamos em cima de todos os prazos. Dividindo nossas tarefas em blocos de tempo menores, temos mais facilidade de foco e mais simplicidade na gestão de tempo.

Os intervalos, por sua vez, também tem um super fundamento científico. Eles são necessários para oxigenar o cérebro e aumentar a agilidade mental.

Vamos colocar em prática?

O tempo de 25 minutos foi o ideal para o chef italiano, mas você pode ter seu próprio ritmo na técnica pomodoro. Seu pomodoro, por exemplo, pode ter 30, 45, 50 minutos. Isso depende da sua rotina e de quanto tempo você consegue manter-se concentrado 100% em uma determinada tarefa.

Alguns aplicativos de celular, como o Pomodoro Timer Lite e o Focus To-Do,  podem ser seus aliados nesse processo. E aí, que tal começar a praticar ainda hoje?

Você também tem dificuldade de ser produtivo? Conta pra gente nos comentários quais são seus maiores desafios de produtividade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *