7 dicas para seu negócio de beleza ser lembrado pelos clientes

A marca é o que, muitas vezes, faz uma pequena empresa do ramo da beleza ser diferente dos concorrentes. Ter uma identidade visual no negócio ajuda o empreendedor a ficar na cabeça dos clientes e construir uma relação com os seus clientes.

 

Super recomendo

 

Este processo é fundamental também para atrair novos clientes. “O que acontece é que, às vezes, o seu público-alvo acaba não te percebendo como uma marca para consumir, porque você faz uma identidade que não remete aos valores que a pessoa tem e ela não vai te ter como uma opção”, explica Marcos Bedendo, professor de Gestão de Marcas e Marketing estratégico dos cursos de Graduação e MBA da ESPM.

Este processo de construção de marca começa junto com o negócio. “Definir a área de atuação ajuda a definir a identidade dessa empresa”, diz José Luis Turiani, coordenador de Marketing e Gestão Comercial das Faculdades Rio Branco.

1. Liste os valores

A identidade visual do seu negócio de beleza ou estética deve traduzir os objetivos e valores do negócio. Pode parecer abstrato, mas ajuda a construir um diferencial. “Qualquer coisa que identifique visualmente o salão de beleza e estética, logo ou fachada, tem que estar de acordo com os valores, os interesses e o diferencial que ela vai oferecer”, afirma Bedendo.

O empreendedor pode listar as vontades que tem para a empresa e suas perspectivas para começar a pensar na marca. “A partir daí, inicia o processo de escolha dos elementos da marca”, indica o professor da ESPM.

2. Conheça o público (consumidores da beleza)

Mesmo sem um orçamento grande para fazer pesquisas, é importante ouvir opiniões antes de definir esta identidade. “Faça uma pesquisa informal com amigos para ver se gostam ou não. Não cometa o erro de ficar mudando muitas vezes sua identidade”, indica Turiani. Segundo Bedendo, o mercado hoje não tem regras fixas para definir as marcas, mas é importante saber como cores, formatos e desenhos influenciam seu público-alvo.

3. Pense nas cores do seu negócio de beleza

As cores transmitem mensagens importantes para marcas. Geralmente, cores primárias são mais populares e informais, e tons terrosos e neutros transmitem a ideia de sofisticação e formalidade. Veja como as cores influenciam no marketing aqui.

A escolha deve ser bem pensada e a ausência de cores precisa ser testada também. “Vale lembrar que o logotipo tem que se comportar bem em preto e branco. Muitas vezes, fica bem em cores, mas quando coloca PB perde toda a composição”, sugere Turiani.

4. Não abuse dos detalhes

Seja simples e direto. Essa é a sugestão dos especialistas na hora de compor toda a identidade da marca. Existem algumas regrinhas básicas do design, como ser o mais simples possível, usar poucas cores e poucos tipos de letras para não causar confusão. Utilize elementos que remetem ao seu negócio de beleza.

Vale também evitar alguns símbolos complicados, apelativos ou que lembrem times de futebol, religiões e partidos políticos. “Alguns podem ter paixão por aquele time, mas outros, ódio”, sugere o coordenador.

5. Não pense apenas na logo

A sua identidade visual vai além de logomarca e fachada do salão ou clínica de estética. É uma questão fundamental que vai permear todas as atividades de comunicação da empresa, desde uniforme e papelaria até vitrine.

Todo este desenvolvimento serve para criar uma identidade que realmente represente o seu negócio de beleza. Não é só visual, o nome e o ambiente também são maneiras de identificar a marca. Em alguns casos, até assinaturas musicais fazem parte desse processo. Por exemplo, um salão de beleza que só toca música eletrônica, ou então as barbearias que tocam um bom rock retrô.

6. Seja profissional

Muitas vezes, o empreendedor da beleza consegue, sozinho, desenvolver um nome e uma marca para o negócio. O perigo é parecer pouco profissional. Por isso, em algum momento, pode ser necessária a ajuda de uma empresa ou profissional. Ele pode até bolar sozinho o nome, mas vai precisar de uma agência ou designer que faça a parte visual.

É importante tomar cuidado sobre o que postar nas redes sociais do seu salão de beleza e estética. Crie conteúdos atrativos que tenha a ver com o seu negócio. Se você não tem tempo de criar posts para seu Facebook/Instagram, utilize ferramentas com o Ahazou para te ajudar nesses conteúdos. Saiba mais em www.ahazou.com

7. Cuide bem da marca

O trabalho com a marca é constante, alertam os professores. “A gente pensa muito em logo como símbolo, mas é importante saber cuidar do branding do salão, cuidar da marca como um todo”, diz Turiani. O dono do salão deve participar ativamente deste processo. “Ele tem que se informar, procurar uma literatura ou um curso, para pegar alguns princípios básicos de marca e não errar”, ensina Bedendo.

Outro ponto importante é fazer o registro da marca no INPI. “O custo é simples, demora anos, mas ele dá entrada e garante que não vai ter problemas”, explica Turiani.

 

Super recomendo

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *