Como ter mais curtidas no seu Instagram de beleza?

Com 500 milhões de usuários ativos por mês, o Instagram é a segunda rede social mais popular (a primeira é o Facebook) da internet. Tornando-se uma rede de compartilhamento de fotos e vídeos interessante tanto para os consumidores quanto para marcas. Usuários postam mais de 95 milhões de fotos e vídeos todos os dias, e estes posts somam 4.2 bilhões diários de curtidas no Instagram. Um único post—se fizer da maneira certa—pode acumular dezenas de milhares (ou centenas de milhares ou até mesmo milhões) de curtidas.

 

Super Recomendo! Marketing Digital Beleza

 

O que são curtidas (likes) no Instagram?

Como em outras redes sociais, os usuários no Instagram podem “curtir” o seu conteúdo. Eles podem fazê-lo clicando duas vezes em sua foto ou vídeo no aplicativo para dispositivos móveis ou clicando no ícone do coração em seu post no aplicativo ou em um desktop. Os usuários do Instagram não precisam estar seguindo você para gostar de suas postagens.

Então por que as “curtidas” são um grande negócio? Eles são muitas vezes o primeiro ponto de contato entre o seu conteúdo e um potencial novo seguidor. É uma forma para os usuários mostrarem apreço pelo seus posts, mas as curtidas (like) podem se integrar no engajamento contínuo que ajuda a criar a comunidade do seu salão de beleza ou estética no Instagram.

Como conseguir mais curtidas (likes) no Instagram

Separei aqui 4 componentes necessários para cada vez que você for postar no Instagram, descrevi cada um abaixo com dicas de como cada componente pode turbinar o número de curtidas nos seus posts.

1. Poste fotos e vídeos atraentes

Suas fotos precisam estar com aspecto profissional, afinal seu Instagram será o seu cartão de visita. Então tenha um olhar crítico com as fotos que você for postar. Além disso, tenha em mente esses três diretrizes para as suas fotos no Instagram

  • Mostre seu rosto (ou rosto de alguém): Fotos que possuem rosto possuem 38% de chance a mais de ganhar curtidas do que fotos que não mostram os rostos. É claro que nem todas as situações vai aparecer o rosto, mas tente priorizar mais as fotos com rosto. Tire fotos com os clientes, divulgue seus funcionários (cabeleireiros, esteticistas, manicure) e humanize seu Instagram.
  • Conheça suas cores: Imagens que tem predominância da cor azul ganham 24% mais curtidas do que fotos com predominância da cor vermelho, e fotos que possuem um esquema de cores mais única ganham 17% mais curtidas que fotos com muita variação de cores diferentes. Atenção, cuidado para não modificar a cor do seu trabalho. Por exemplo, postar a foto de um platinado e aplicar essa regra e deixar a cor do platinado estranho.
  • Atenção aos filtros: Pesquisadores do Yahoo e do Georgia Tech descobriram que, embora as fotos com filtros ganhem mais engajamento, nem todos os filtros são criados iguais. Seus resultados mostraram que os filtros para aumentar o contraste, exposição correta e adicionar um tom mais quente para fotos têm os melhores resultados. Pode ser mais fácil conseguir esses efeitos usando as ferramentas de edição manual do Instagram, em vez de selecionar um filtro pré-programado.

2. Invista seu tempo nas descrição das fotos

Sim, Instagram é uma rede social altamente visual – mas isso não significa que o texto da foto não é relevante. Ao contrário do Twitter, o Instagram não tem um limite de caracteres, então você pode escrever uma legenda longa para ir com cada foto ou vídeo (se faz sentido para sua empresa). É um formato que permite a narração altamente envolvente, mas se você não quer escrever muito, experimente utilizar uma pergunta. É uma maneira infalível de envolver os usuários, que irão engajar com suas respostas nos comentários e muitas vezes dar uma curtida na foto ao mesmo tempo.

3. Adicione a localização do seu salão de beleza

A opção “adicionar uma localização” permite que você marque suas postagens com um nome de local que se torne um campo clicável. Clicando no local, em seguida, mostra todas as fotos e vídeos marcados com esse local, oferecendo outra maneira para que os usuários descubram suas fotos.

Facilitando a descoberta por sua localização significa que mais pessoas verão suas fotos, então talvez não seja surpreendente que posts etiquetados com um local recebam um engajamento 79% maior do que os posts que não possuem.

Colocar como localização o nome do seu salão é uma escolha óbvia, mas você também pode usar um local mais geral como seu bairro ou cidade.

4. Use hashtags—de uma maneira inteligente

Primeiro, pense sobre onde incluir suas hashtags. Você pode incluir as duas ou três hashtags mais importantes na legenda da foto. Mas cuidado com exageros – um monte de hashtags dificilmente deixa um conteúdo atrativo.

Se você quiser usar mais do que alguns (Instagram permite até 30 por post), publique as hashtags como um comentário. Quando os usuários começarem a comentar sua postagem, o comentário com as hashtags será ocultado da exibição. Mas fique tranquilo, as tags ainda estarão em vigor.

A chave para conseguir mais likes no Instagram de beleza é focar no usuário

Quando você está caçando curtidas no Instagram, você precisa ter certeza que você está dando aos seus seguidores o que eles querem, quando eles querem. Aqui estão algumas práticas-chave focada no usuário que você precisa ter em mente.

1. Incorpore conteúdos gerados pelos seus seguidores

Crie uma hashtag para o seu salão de beleza e incentive para que seus clientes utilizem nos seus Instagram. Isto vai te dar resultar e facilitar encontrar os posts dos seus clientes relacionados com o seu salão, então vai ficar mais fácil você fazer o REPOST. Não esqueça de mencionar o fotógrafo (caso houver) no seu post.

2. Mencione e engage com seus clientes

Marcando alguém em suas fotos é a melhor maneira de chamar sua atenção – e de outros usuários interessados na pessoa que você marca. Os posts que marcam alguém na legenda recebem 56 por cento mais de engajamento. Que fique claro, siga todos os seus clientes no Instagram. Assim, quando ele for ao seu salão, tire foto com ele, poste na rede social e o marque.

Também não se esqueça de curtir e comentar sobre fotos de seus clientes (e amigos dos clientes) e vídeos. Esse engajamento pode atrair as pessoas de volta ao seu perfil, onde certamente encontrarão alguns posts dignos para curtir.

3. Seja consistente na frequência de posts.

Quando você é consistente nos seus posts, seus seguidores já sabem o que esperar que vá aparecer nos seus feeds. Saiba qual é o horário que seus clientes estão mais ativos no Instagram e poste nestes horários. Entenda qual é a rotina das pessoas e crie posts baseadas em suas rotinas. Por exemplo, se seus clientes são meninas entre 18-25 anos, poste dicas de make para balada/festa em um sábado as 17horas, assim elas vão ver e ter idéias para utilizar mais a noite. Pronto, seu salão conseguiu se comunicar com elas.

4. Seja você mesmo

A mídia social é um lugar de construção de comunidades e você simplesmente não consegue construir uma se você não é autêntico. Se você não tiver certeza sobre como criar uma personalidade para seu salão de beleza, não tem problema! A dica é procurar inspiração no Instagram de outros negócios de beleza que estão fazendo sucesso na plataforma.

Depois de começar a incorporar essas técnicas para obter mais curtidas no Instagram, certifique-se de monitorar e medir seus esforços. É importante saber se está dando certo e adaptar sua estratégia geral, conforme necessário.

Uma última palavra de advertência: Você pode ser tentado em algum momento comprar curtidas Instagram, ou tentar outras táticas obscuros para aumentar suas métricas. Não faça isso! As únicas curtidas (likes) que importam são aquelas que vêm de pessoas reais. A interação só válida quando realmente querem se envolver com você e seu conteúdo.

Compartilhe conosco a sua experiência com o Instagram. Se ficou alguma dúvida, escreva nos comentários abaixo.

 

Super Recomendo! Marketing Digital Beleza

 

Um comentário

  1. Excelente artigo, concordo com toda a informação aqui partilhada, as pessoas devem ter em conta o seu público alvo e trabalhar no sentido de criar conteúdo de qualidade que crie engagement e as mantenha interessadas.

Deixar uma resposta