Os primeiros passos nas redes sociais para quem atua no setor de beleza

As redes sociais do seu salão de beleza não adianta de nada se você apenas criá-las e deixar lá. Você tem que fazer com que as pessoas saibam quem você é, o que você faz e onde você está. O objetivo das mídias sociais para o seu salão, é para que você permaneça em com e encontrar novos clientes. Existem contas de negócios disponíveis para todas as plataformas principais (Facebook, Instagram, Google+), por isso, separe a sua conta pessoal da sua conta profissional, assim as postagens de negócios ficam  todas em um só lugar, sem nenhum ruído que pode fazer sua página perder o sentido para um cliente. Você quer dar uma sensação profissional e de marca para todas as plataformas que você escolher para usar.

Em quais plataformas devo estar?

A primeira lição que você deve aprender é que o seu salão não precisa estar em todas as plataformas. O importante é estar nas redes sociais ideias para atingir o seu público e falar com os seus clientes.

Para saber se aquela rede social faz sentido para o seu salão é importante fazer o teste. Depois de um tempo de uso você vai perceber que tem algumas plataformas que você sente mais facilidade em atualizar e outras em que você obtém mais respostas e interações. Sendo assim, é mais produtivo escolher as que você interage melhor e com maior facilidade e se concentrar nelas, ao invés de ficar usando inúmeras plataformas e limitar a sua interação com seus seguidores.

 

O que devo publicar?

Uma forma interessante de balancear o que você posta é seguindo a regra 80/20. Ou seja, 80% do que você compartilhar vai partir de coisas além do seu trabalho (posts inspiradores, motivacionais, dicas e informações que seriam um interesse para o público do seu salão). Já os 20% restantes compartilhe sobre o seu trabalho, como os penteados mais bonitos e cortes diferentes. As pessoas adoram os bastidores e antes e depois, portanto não deixe de sempre tentar colocar um pouquinho do dia a dia do seu salão para que os clientes acompanhem.

 

Quantas vezes devo publicar por dia?

O importante aqui é ir testando até encontrar o que funciona para o seu salão e seu tempo. No Facebook a média é de 1 post por dia, por conta do algoritmo do Facebook e as visões limitadas que isso traz.

Já os anúncios do Facebook funcionam muito bem para trazer tráfego para a sua página e visualizações para suas postagens. Se for o caso de você possuir uma verba adicional para investir na plataforma, você terá facilidade em construir uma base de seguidores. Porém, se este não for o seu caso, o Facebook Ads é uma ferramenta interessante para ser usada pontualmente. Você pode ampliar a divulgação de lançamentos especiais ou promoções do seu salão.

No Instagram a média também é de um post por dia. Porém, com a mudança de algoritmo dessa rede também, uma dica bacana é usar o Stories, nova ferramenta, para avisar seus seguidores quando você postar algo!

 

Devo estar ativo nos comentários?

Sim, sim, e com certeza. É importante que você tente responder a cada comentário ou interação de seus clientes em suas plataformas. Fale com seus seguidores, agradeça pelas interação, pelos feedbacks e mantenha essa relação. Afinal é para isso que servem as redes sociais.

 

Como posso saber se minhas redes sociais estão funcionando?

Mantenha um registo dos seus números através do Facebook Analytics, que fica na aba Informações, assim como o Instagram Analytics, que fica no ícone do gráfico na barra de cima do aplicativo. Isso lhe dará uma indicação do que está funcionando e do que não está. Além de trazer informações sobre os melhores momentos para você postar e quem é seu público dentro da plataforma. Isso também ajudará você a acertar sua programação e escolher o tipo de conteúdo que você vai postar. Uma coisa em relação aos números: não implique com o número de seguidores que você tem, ou que outra página tem. Seja ativo com os seguidores que você tem, que são leais e interessados ​​no que você tem a dizer. Ter pessoas que se interessam é mais importante do que o número de seguidores.

 

Sei que isso pode soar como um monte de trabalho, mas confie em mim, é um trabalho que em longo prazo fará toda a diferença. Comece se habituando a atualizar as redes sociais do seu salão diariamente. Lembre-se também de ser flexível e ir fazendo ajustes onde você achar necessário. As mídias sociais devem ser uma forma divertida de interagir com seus clientes.

 

E você? O que você está fazendo nas suas redes sociais que está funcionando para o seu salão? Compartilhe conosco nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *