Saiba como melhorar a experiência dos seus clientes no Instagram

De um lado temos as redes sociais ganhando cada vez mais espaço em nossas vidas e do outro, clientes cada vez mais exigentes quando o assunto é a experiência. Vamos unir essas duas forças de maneira harmoniosa?

Não tem mais como negar, as redes sociais se tornam cada vez mais parte essencial de nossas vidas. Enquanto antigamente eramos impactados pelas propagandas de TV, rádio, jornais, revistas e etc, hoje em dia quem nos apresenta novas oportunidades de serviços e produtos são elas: as redes sociais. 

E não é por acaso, afinal, o Brasil está em segundo lugar quando se trata de tempo de uso das redes sociais, chegando em média a 225 minutos por dia. Além disso, estudos apontam que o brasileiro é o que mais considera a experiência do cliente algo determinante quando vai finalizar uma compra, 85% da população, e isso pode estar mais atrelado ao seu Instagram do que você imagina. 

Quê?!

Pensa aqui com a gente, empreendedor: Se as pessoas estão passando mais tempo nas redes sociais e que o brasileiro acredita que a experiência do cliente são questões determinantes, então as suas redes sociais são seu mais novo cartão de visitas. Provavelmente o mais importante deles, seguido apenas da opinião de terceiros. 

Mas como posso melhorar a experiência do meu cliente no Instagram?

Para isso, separamos 4 dicas para te ajudar a melhorar o relacionamento com seu cliente, vem ver:

1. Biografia bem escrita

Na bio é onde estarão todas as informações básicas sobre a sua empresa, por isso tenha certeza de que está tudo lá organizado e simples pra todo mundo entender: nome da empresa, um breve resumo sobre o seu negócio, endereço ou região que atua, link para site, catálogo e contato de telefone ou email.

2. Destaques

Os destaques são aqueles Stories que não desaparecem após 24h e eles funcionam como um menu de site. Nele você pode colocar informações pontuais sobre o seu negócio. Ex.: Como solicitar um orçamento, lista de serviços, catálogo simplificado de produtos, regiões de atuação, entre outros. Importante! Deixe seus destaques organizados e com uma capa lisa ou com ilustração para que o cliente encontre as informações mais facilmente.

3. Conteúdo

Já falamos sobre ele aqui no AHAZOU quando apontamos algumas dicas sobre planejamento 2021, e não é exagero quando dizemos que o seu público é o personagem principal quando se trata de conteúdo e quando o foco está na experiência, pense no que o seu cliente gostaria de encontrar na sua página que vai além de um catálogo de serviços/produtos ou de textos apenas sobre a sua empresa. Explore datas comemorativas clássicas e mapeie quais tem a ver com o seu negócio. Dicas, tendências de mercado, sugestões de filmes e séries que falam sobre o seu negócio de alguma maneira, enquetes nos Stories, tutoriais no Reels… São infinitas as possibilidades, por isso, que tal um cronograma para não deixar os posts para última hora ou esquecer de postar por conta da correria do dia a dia?

4. Comentários e mensagens privadas

Não há nada mais frustrante do que estar interessado em um serviço ou produto nas redes sociais, enviar uma mensagem para a empresa e… ficar sem resposta.  No Instagram é possível colocar respostas automáticas, assim você pode direcionar o seu público para o canal que a sua empresa responde os clientes, se for o caso. Sem contar que não há nada mais satisfatório do que receber a atenção de uma empresa que tem o produto/serviço que você ama.

Dica AHAZOU: Produtos e serviços existem aos montes no mercado, mas o que vai fazer com que a sua empresa se destaque é a maneira como você faz e isso é único e imensurável. Por isso a experiência do seu cliente na sua página do Instagram pode ser determinante na hora da compra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *