Conheça o poder do pós-venda e como ele pode fidelizar a sua clientela

A venda não acaba após o pagamento, por isso selecionamos algumas dicas para te inspirar na hora do pós-venda.

Sabe aquela sensação de sair de um estabelecimento como se saísse da casa de um amigo? Ou então a expectativa de receber aquela encomenda tão esperada e se separar com um mimo, simples como um cheirinho na caixa de papelão? O nome disso é, pós-venda. 

A verdade é que nem a venda ou a experiência do cliente acabam na hora do pagamento e saber usar esse conhecimento ao seu favor pode mudar a maneira como o público vê o seu negócio. Por isso, o nosso time AHAZOU preparou algumas sugestões para te inspirar. Vem com a gente!

1. O cliente pode não ter sempre razão, mas a empatia é unânime

Sabemos que nem sempre o cliente tem razão e acreditar nisso pode prejudicar a sua equipe e até mesmo o seu faturamento, mas buscar entender a necessidade do cliente e se colocar no lugar dela pode ser o pós-venda que vai marcar a vida daquele cliente para sempre. Como a maneira como você contornou um problema de entrega, por exemplo.

2. Quem não gosta de um mimo?

Você não precisa ultrapassar seu limite de investimento para agradar os seus clientes, na verdade, pode ser algo simples como receber um brinde por ser a primeira compra daquele mês para o seu e-commerce, uma entrada grátis para abrir o apetite e satisfazer a fome do cliente enquanto o prato dele não chega, ou então saber que o seu cliente vai chegar em casa após um dia exaustivo e vai encontrar não apenas a casa arrumada e limpa, mas um pequeno ramo de flores de lavanda delicadamente colocado no travesseiro.

3. O encantamento mora nos detalhes

Às vezes é aquele spray de colônia que você aplica ao embalar o produto do cliente, a maneira cuidadosa como deixou tudo organizadinho dentro da caixa, colocar algumas balas na sacola com o que sobrou do almoço que ele pediu para viagem, receber uma carta de agradecimento pela compra escrita à mão, ou então ser acompanhado até a porta na hora da saída. São detalhes, mas podem mudar o dia do seu cliente.

Em resumo, o pós-venda faz parte da experiência do cliente. Já que a memória da pessoa que entra no seu estabelecimento, pede um produto da sua loja, ou solicita um serviço, está diretamente ligada a ela, desde o primeiro momento que ela ouve falar sobre o seu negócio. Por isso, investir no pós-venda pode garantir que você tenha um cliente fiel, um possível embaixador da sua marca, que é aquela pessoa que vai indicar seus produtos e serviços sem pensar duas vezes. Mas para isso é preciso saber dosar este empenho em todo o processo e estar sempre em busca de novos clientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *