Branding Pessoal: por que você precisa começar a investir agora na sua marca pessoal e como dar os primeiros passos

Você é daquelas pessoas que acreditam que branding pessoal é vaidade e simples autopromoção? Se incomoda quando te chamam de blogueirinho(a)? Tem medo e vergonha de falar de si e do seu trabalho? Então pode ser que esteja perdendo uma grande oportunidade! Até porque ninguém pode fugir de sua própria marca pessoal: querendo ou não, todos temos uma. 

Sim, tudo o que você compartilha nas suas redes sociais constroem uma percepção de você diante das pessoas que te seguem. Dessa forma, tornar esse processo mais consciente e estratégico é o que vai fazer a diferença na forma como seu conteúdo é recebido pelo público.

Mas isso vale somente para influenciadores, certo? Errado. Cada vez mais, os estudos mostram a importância de construir um branding pessoal, seja para crescer na carreira dentro ou fora da internet, seja para ganhar mais autoridade na área, para humanizar seu negócio ou ganhar aliados. O fato é que trabalhar sua marca pessoal vai revolucionar a forma como o mundo ao seu redor te vê e, por isso, pode abrir as portas desse mesmo mundo para você. Vem que a gente te ajuda a dar os primeiros passos para fortalecer seu branding pessoal nas redes sociais!

1. Conte sua história

Qual foi sua trajetória para chegar até aqui? Quais obstáculos você superou? Compartilhe sua jornada com seus seguidores. As pessoas gostam de ouvir histórias de superação e isso fará com que elas te conheçam melhor. Reflita sobre seu percurso profissional e relate os pontos mais interessantes. Lembre-se: um bom branding pessoal passa pelo autoconhecimento e pela análise do seu caminho. 

2. Diga por que você faz o que faz

Para construir seu branding pessoal, é importante propagar as coisas nas quais você acredita e que o fizeram escolher o caminho que traçou. Uma manicure, por exemplo, acredita que investir na autoestima de mulheres pode tornar a vida delas melhor. Um personal trainer pode ter feito essa escolha por defender que manter uma rotina saudável reflete em vários aspectos da vida. Uma dona de bar, por sua vez, considera que reunir pessoas traz leveza para o dia a dia. Você já parou pra pensar no porquê você faz o que faz hoje? Se sim, é hora de compartilhar e criar um vínculo afetivo com aqueles que te acompanham nas redes sociais.

3. Atinja seu público-alvo

Seu produto ou serviço não é feito para todo mundo. Muitos empreendedores costumam acreditar nisso e acabam não percebendo que, na verdade, quem procura atingir a todos não alcança ninguém em especial. Assim, para trabalhar seu branding pessoal e deixar claro como sua marca pode solucionar determinados problemas, mostre para quem foi feito seu produto ou serviço. Faça com que essas pessoas se identifiquem de forma sincera e profunda. Não tenha medo de perder os demais públicos. 

Nesse post demos dicas incríveis para você conhecer melhor seu cliente.

4. Compartilhe seus erros e aprendizados

Todos construímos nossos aprendizados, aos poucos, ao longo da vida profissional. Muitas vezes, inclusive, aprendemos errando, obtendo resultados negativos e colecionando momentos de frustração. O público que te segue nas redes sociais passa pelo mesmo e, quando você se vulnerabiliza e compartilha esse tipo de conteúdo, contribui ainda mais para seu branding pessoal. 

Uma marca pessoal é criada a partir de identificação, afetividade e credibilidade. Revelar seus erros e aprendizados indica que sua trajetória foi rica e, agora, depois de um processo intenso, você está apto e preparado a ajudar pessoas em determinada demanda.

5. Mostre seus bastidores

A informalidade do cotidiano humaniza seu negócio. Mostre a seu público os bastidores do seu trabalho e da sua empresa, incite a curiosidade que eles têm em ver o que está por trás dos resultados e deixe seu dia a dia mais acessível. Essa estratégia levará seu público a ter maior intimidade com o seu negócio e a entender melhor o que você faz. 

6. Invista de outras formas no seu branding pessoal

Existem muitas outras formas de você investir no branding pessoal: apresentar casos de clientes satisfeitos, manifestar as causas que você defende, contar curiosidades sobre a sua área, partilhar dos valores de seus seguidores, entre tantas outras estratégias. O importante é você procurar entender a si mesmo e à sua marca cada vez mais, para dessa forma, construir uma ligação verdadeira, forte e que transformará os usuários que seguem você em uma real comunidade que acredita no seu trabalho.

Aproveite e já comece exercitando agora: conta pra gente sua história aqui nos comentários! Como você chegou aonde está hoje?

About Camila Solar

This author has not yet written his bio.
Meanwhile let's just say that we are proud Camila Solar contributed with 0 entries.
Edit the profile description here.

Entries by Camila Solar