Feed ou stories: onde devo publicar? Aprenda as principais estratégias para cada recurso do Instagram

Em algum momento da sua vida digital, essa dúvida vai aparecer: é melhor publicar no feed ou stories? Qual engaja mais? Qual vai me trazer mais resultados?

Na prática, ninguém precisa escolher entre um e outro, afinal, o Instagram disponibiliza essas plataformas livremente a todos os usuários. Mas é importante que você saiba usar cada uma estrategicamente para obter os melhores resultados. Fica de olho nas nossas dicas.

O que devo postar no feed do Instagram?

O feed se trata de um conteúdo mais permanente, ou seja, ele nunca irá “sumir” da sua timeline. Por isso, quando você se pergunta se deve postar em feed ou stories, é importante que compreenda que a natureza dos dois é diferente. No feed, a qualidade da imagem e do texto devem ser superiores, ou seja, devem ter aquele jeitinho mais profissional: fotos com boa qualidade, bem iluminadas, objetos e pessoas bem posicionadas, etc. Lembre-se que os usuários mais básicos do Instagram só costumam ver seu feed, já que frequentemente têm acesso somente à timeline. 

Além disso, quando os clientes desejam obter mais informações sobre sua marca, também procuram seu feed. Por isso, ainda que ele exija posts mais simples, levemente formais e menos profundos, ainda será necessário muito profissionalismo, pois ele será o primeiro a ser visto por novos visitantes.

O que devo postar nos stories do Instagram?

Nos stories, geralmente são publicados conteúdos mais passageiros. Ou seja, a não ser que eles virem destaque no seu perfil, sairão do ar dentro de 24h. Por outro lado, eles são amplamente acessados por aquelas pessoas que fazem uso mais avançado no Instagram e procuram um conteúdo mais rico. 

Assim, na escolha entre postar no feed ou stories, é fundamental ter em mente que, neste último, dar a cara a tapa é uma excelente estratégia de engajamento. Fazer vídeos-selfie, mostrar seu rosto e falar sobre determinado assunto tem trazido bastante engajamento para as empresas e profissionais. Como nos stories a linguagem é falada, o tom pode (e deve) ser mais informal mas, em contrapartida, o conteúdo deve ser mais profundo, pois você tem a possibilidade de explicar melhor. 

Além disso, através dos stories, você consegue manter uma relação de intimidade com seu público e mostrar toda a sua autenticidade, sem se preocupar demais com a qualidade do cenário ou com superproduções.

Por fim, outra funcionalidade dos stories –  não permitida no feed – é o uso de links clicáveis, o famoso arrasta pra cima. Infelizmente, somente perfis com mais de 10 mil seguidores tem acesso a essa ferramenta. Se for o seu caso, abuse dessa facilidade, enviando seu cliente para seu site, blog, outras redes sociais e links importantes diversos que irão enriquecer seu conteúdo. 

O que devo colocar nos destaques?

Além da dúvida sobre postar no feed ou stories, ainda há espaço para a pergunta: e nos destaques? O que devo publicar? Essa resposta vai depender do seu tipo de negócio, que terá demandas únicas. Por exemplo, é fundamental para um salão de beleza colocar nos destaques alguns trabalhos realizados por categoria como cabelos, unhas, maquiagem, etc. Já para um pet shop, alguns destaques explicando procedimentos e cuidados com o animalzinho costumam ser muito interessantes. Um advogado, por sua vez, pode criar um destaque de notícias ou esclarecimentos sobre assuntos que os clientes não tem acesso ou não entendem muito bem.

No geral, é fundamental que você deixe destaques para responder às perguntas recorrentes, aquelas que seus clientes sempre fazem, assim eles poderão saber de antemão e te procurar com as informações já assimiladas. Também pode ser importante colocar em destaque aqueles assuntos que as pessoas mais interagiram quando você publicou nos stories. Afinal, o engajamento dos seus seguidores são um excelente sinal de quais conteúdos mais interessam o seu público.

Mas então: devo postar no feed ou stories?

Você não precisa escolher entre feed ou stories. Ambos são super importantes para sua presença nas redes sociais e devem ser compartilhados com foco e estratégia.

Se você quer deixar seu feed ou stories incríveis, mas não tem orçamento para investir em uma agência de publicidade, uma super dica é usar o app Ahazou. Lá você vai encontrar posts prontos e completos, com imagem, legenda e hashtags, criados por profissionais de marketing, específicos para seu tipo de negócio. Os especialistas do app Ahazou ainda recomendam os posts que serão melhores para gerar engajamento em cada dia da semana.  E o melhor: você pode testar grátis! Experimenta.

E aí? O que você costuma colocar nos seus stories? E no feed, o que funciona pra você? Compartilha aqui com a gente nos comentários e tire suas dúvidas.

About Camila Solar

This author has not yet written his bio.
Meanwhile let's just say that we are proud Camila Solar contributed with 0 entries.
Edit the profile description here.

Entries by Camila Solar