Por que é tão importante fidelizar o cliente?

Ouve-se muito sobre como é importante fidelizar o cliente mas, às vezes, a gente reproduz essa ideia sem nem mesmo entender no que consiste essa fidelização. No final das contas, trabalhar para a retenção de compradores não é só mais um termo de marketing para ser usado dentro da empresa. A fidelização deve ser levada a sério, sobretudo, porque ela está intimamente ligada à sua margem de lucro. A conta é simples e a gente vai te ensinar aqui.

Mas antes, um pouco de contexto sobre a importância da fidelização

Quando estivemos diante das primeiras estratégias de marketing na história, ninguém poderia imaginar que ele se tornaria essa modalidade complexa e extremamente necessária à competitividade. A primeira versão do marketing como conhecemos hoje ocorreu na Revolução Industrial. Naquela época, as prioridades eram produzir muito e distribuir o produto pelo máximo de lugares possíveis. 

Sério? Nada de propaganda? Calma, não é bem assim.

A divulgação de produtos e serviços vem de milênios, apesar de nem sempre ter ocorrido de forma organizada. Mas ali, no surgimento do marketing, a concorrência não era tão alta quanto hoje, por isso a propaganda tinha um papel secundário. Naquele ponto da história, o importante era disponibilizar os materiais industrializados. Havia muitos novos consumidores, compostos principalmente pela grande massa de operários formada e, se cada trabalhador comprasse um produto, parecia suficiente. 

Mas, depois de um tempo, as empresas começaram a perceber que esse sistema não se sustentava. Se os clientes não retornassem, se adquirissem apenas um produto, a empresa não poderia continuar fabricando na mesma quantidade. Assim, seu lucro iria cair drasticamente. Foi dessa forma que surgiu a necessidade de fidelização. Contudo, depois desse episódio, começou-se a entender que ela iria ainda mais além.

É importante fidelizar o cliente para vender mais

Esse é o motivo mais óbvio pelo qual é tão importante fidelizar clientes. Se um mesmo cliente compra mais da sua marca, mais produtos serão escoados, menos estoque você terá e, claro, seu lucro será maior. Por isso, as empresas sempre buscam aumentar o ticket médio, ou seja, melhorar o valor gasto em cada compra feita no negócio. 

Quanto mais os clientes são fiéis a você, quanto mais confiam, mais produtos comprarão quando estiverem em contato com as vendas. Por isso, proporcionar um bom atendimento, lidar com produtos de qualidade, oferecer diversas opções e agir de forma a sempre incentivar a volta do cliente é fundamental.

É importante fidelizar o cliente para diminuir o custo por aquisição (CPA)

Você sabe quanto gasta para conseguir um cliente novo? O cálculo do custo por aquisição (CPA) é simples: pegue o valor que você investiu para divulgar sua marca e divida pelo número de clientes conquistados em uma determinada campanha. Se você não trabalha com campanhas, ainda pode calcular o CPA por mês. Quanto gasta neste período em divulgação? E quantos clientes ganha? Já sabe desses números? Então é só fazer a conta.

O que queremos mostrar é que adquirir novos clientes exige investimento. Mandar imprimir panfletos, fazer marketing digital, pagar aplicativos para melhorar a divulgação, fazer permutas e anunciar de diversas formas sempre estarão presentes na rotina do empreendedor. Tudo isso está correto e ajuda você a alcançar mais consumidores. Mas já parou para pensar que, caso cada um desses clientes que foram adquiridos voltem a comprar com você, você não precisará investir tanto em novos?

Quanto mais clientes fidelizam, menor será seu CPA e, por consequência, maior será sua margem de lucro.

Deu pra perceber o quanto é importante fidelizar o cliente? Não se trata somente de ter um bom relacionamento, mas de impactos reais nos resultados financeiros do seu negócio.

Tem alguma dúvida sobre o assunto? Manda pra gente nos comentários!

About Camila Solar

This author has not yet written his bio.
Meanwhile let's just say that we are proud Camila Solar contributed with 0 entries.
Edit the profile description here.

Entries by Camila Solar