Como criar vídeos para seu negócio no Tik Tok e Reels do Instagram?

A febre dos vídeos curtinhos no Tik Tok e Reels criou aquele alerta na cabeça do empreendedor: devo ou não devo usar? Quando seus clientes estão presentes em determinada mídia e você tem a chance de se conectar com eles, a resposta é sempre sim.  Criar vídeos para seu negócio também cultiva um senso de comunidade entre seus seguidores, que se aproximam de você e se relacionam afetivamente com a marca. Além disso, esses aplicativos permitem que você use o entretenimento – estratégia poderosa-  para informar e persuadir seus clientes.

O problema é que muitas vezes a novidade se mostra tão longe da nossa realidade, ou tão voltada ao lazer, que parece difícil inserir as marcas nesse universo. É por isso que estamos aqui pra te ensinar a criar vídeos para seu negócio, utilizando Reels e Tik Tok de forma estratégica e divertida. Vem!

Mas primeiro, como funciona?

O Tik Tok e o Reels do Instagram permitem a criação de vídeos curtos com até 15 segundos. A novidade está nas formas criativas de edição, que permitem aos usuários personalizar o próprio filme, inserindo elementos e usando efeitos como frases, sons, músicas, filtros, imagens e outros.

Em ambas as plataformas, a quantidade importa. Assim, quanto mais vídeos para seu negócio você postar, maior será seu alcance. Por isso, os especialistas de redes sociais recomendam ao menos 3 publicações por dia, para que o algoritmo das ferramentas mostrem seu conteúdo para mais pessoas.

1) Não se preocupe com a produção

Uma vantagem desses novos formatos é que a filmagem não exige uma superprodução. Pelo contrário, os vídeos com cara de caseirinhos tendem a engajar mais e super combinam com o jeitinho do Tik Tok e do Reels!

Por isso, quando você for criar vídeos para seu negócio, invista muito mais na criatividade do que no cenário ou na qualidade da câmera.

2) Acompanhe as tendências

Siga os influenciadores da sua área e veja o que está bombando no momento. Aproveite e adapte o formato dos vídeos para o seu negócio, focando em mostrar características e vantagens dos seus produtos e serviços. A ideia aqui não é imitar, mas se inspirar em quem está se destacando para ter um ponto de partida. 

3) Crie narrativas

Tik Tok e Reels tem tudo a ver com entretenimento e storytelling! Conte histórias usando um ou mais vídeos e inclua informações importantes sobre a sua marca, dentro do contexto da área em que atua. Tutoriais também vão super bem! Ensine como seu produto funciona e dê dicas relacionadas ao seu serviço.

4) Participe dos #challenges promovidos no Tik Tok e Reels do Instagram

Os famosos desafios são perfeitos para engajar sua audiência. Participe das brincadeiras propostas e também procure criar seus próprios desafios para estimular os clientes, mas não esqueça de analisar o cenário atual da sua marca e verificar se a proposta faz sentido. Uma boa ideia é pensar em como criar um novo desafio com base em outro já proposto nas plataformas. Experimente e depois acompanhe a resposta do seu público.

5) Faça parcerias com influenciadores

Você não precisa ser o único a criar vídeos para seu negócio. Fazer parcerias com influenciadores no Tik Tok e Reels pode ser uma ótima forma de dar uma grande visibilidade a seus produtos e serviços, mas também ao seu perfil. Não deixe de pesquisar os influenciadores que estão alinhados à sua marca, ok?

6) Use tudo que a plataforma tem a oferecer!

Tanto Reels quanto Tik Tok oferecem diversos efeitos, filtros, áudios e transições para deixar seu vídeo mais atrativo. Além disso, usar as músicas e sons que estão em alta permitirão que as próprias plataformas possam impulsionar o seu conteúdo. Abuse desses recursos!

E aí? Que tal colocar as dicas em prática ainda hoje? Corre pro seu Tik Tok ou pro Reels e experimente cada uma das indicações acima. Aproveita e conta pra gente qual foi seu conteúdo de sucesso nessas plataformas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *