Como otimizar seu tempo nas redes sociais em 4 passos

Você já verificou quanto tempo passa em média nas redes sociais por dia? Faça o teste. Abra o Instagram no seu perfil, clique nas três barrinhas no canto superior direito e, então, acesse Sua atividade. Pronto, a verdade vai aparecer bem diante de você.

Já imaginou se essas horas fossem investidas em outras atividades, quanto tempo por semana você ganharia? É pensando nessa realidade que criamos esse post para otimizar seu tempo nas redes sociais. A ideia aqui não é abandonar essas plataformas pois, como já falamos, elas são ferramentas poderosas para seu marketing. Mas existem formas de você tirar um melhor proveito delas sem comprometer suas outras tarefas. Vem com a gente!

1) Preste atenção no que está fazendo

Essa dica parece simples, mas muitas vezes abrimos as redes sociais sem estarmos, de fato, presentes ali. Fazemos isso da mesma forma que abrimos a geladeira sem, necessariamente, estar com fome. Esteja consciente da ação de navegar pelas mídias digitais e, se notar que você não tinha nenhum objetivo em especial, feche a janela. Aos poucos, isso vai virando um hábito que te leva a otimizar o tempo nas redes sociais.

2) Planeje seus posts

Criar um post, tanto a parte visual quanto o texto, demanda muito tempo. Mas quando já entramos no mindset dessa produção, as tarefas fluem mais facilmente. Dessa forma, tire um dia para planejar os posts da semana inteira.

Uma dica legal é utilizar o app Ahazou que já oferece os posts prontos – com legenda e #hashtags específicas para sua área de atuação. O próprio app disponibiliza um calendário semanal, onde você pode escolher os posts para cada dia e clicar no ícone de agenda. Dessa forma, ele lembrará você no dia e na hora em que prefere compartilhar. Ótima dica pra quem quer otimizar o tempo nas redes sociais!

Baixe e teste grátis o app Ahazou

3) Estabeleça horários

Ao invés de pegar o celular para abrir as redes sociais o tempo todo, estabeleça horários para fazê-lo. Que tal começar com 3 ou 4 vezes ao dia? Uma de manhã, outra de tarde e uma ou duas pela noite. Aos poucos, você vai sentir menos necessidade de estar sempre online.

Só não esqueça que, para otimizar seu tempo nas redes sociais, você precisa decidir quantos minutos irá passar ali e, o mais importante, é preciso obedecer esse compromisso consigo mesmo. Se estiver difícil, tente deixar o celular longe enquanto você trabalha e procure conhecer a técnica pomodoro.

Falamos sobre a técnica Pomodoro nesse post.

4) Baixe um app de monitoramento

Alguns apps ajudam você a monitorar o tempo que gasta nas redes sociais. O Moment, por exemplo, é um aplicativo para iOS que monitora todo o uso do smartphone e indica se o usuário está ou não viciado no aparelho, através da análise de seus dados de uso. Baixe e descubra mais sobre você mesmo com essa ferramenta.

Conta pra gente qual dessas dicas você vai colocar em prática ainda hoje para otimizar seu tempo nas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *