12 dicas de como ser um freelancer de sucesso no meio da crise.

Separei 15 dicas para você que pretende se tornar um freelancer de sucesso. A ideia desse artigo é para servir como um guia para te ajudar a trabalhar como freela e se destacar nesse mercado cada vez mais concorrido.

Mas por que seguir a carreira de freelancer?

Os principais motivos ser autônomo são trabalhar com o que ama e em qualquer lugar, no horário que escolher, conciliando vida pessoal e profissional, sem limite de ganhos e com total flexibilidade. Ou seja, o profissional não busca apenas uma renumeração satisfatória, mas também de qualidade de vida.

Antes de começar a carreira de freelancer, responda essas perguntas:

  • Você é uma pessoa disciplinada e muito organizada?
  • Se você não trabalha com marketing, mas gosta de fazer marketing?
  • Se você não trabalha com números, mas gosta da parte financeira?
  • Você ama MUITO o que faz?
Como ser freelancer de sucesso
Para se dar bem nesse tipo de modalidade de trabalho, organização, atualização e boa comunicação são fundamentais.

Veja as 15 dicas para se tornar um freelancer de sucesso.

#1 Cuide do seu marketing pessoal

As pessoas tem a imagem de que o “freela” é um serviço mais barato, que não possui muita qualidade, atrasa no prazo de entrega e não emite uma nota fiscal. Se você quiser cobrar pelo um preço “justo”, cabe a você mostrar o seu esforço individual para provar o valor do seu trabalho. Seja extramemente profissional, lembre-se que a sua imagem é o seu negócio.

#2 Esteja com o portfólio em dia

A melhor forma de mostrar sua experiência a novos clientes é ter um portfólio atualizado. Caso você esteja começando, coloque seus trabalhos de faculdades ou aqueles que você tem feito por hobby.

#3 Defina metas

Assim como trabalhar para uma empresa, o freelancer também precisa ter suas metas bem definidas. É necessário descobrir qual é média dos seus ganhos e gastos mensais. Quantos freelas você vai fazer por mês? Quanto você precisa faturar por mês?

#4 Organize suas finanças

Não há salário fixo e o freelancer recebe mediante sua produtividade. Organize seu fluxo de caixa, vale a pena fazer uma reserva, ter uma quantia disponível para eventuais emergências. Utilize ferramentas para te ajudar na cobrança dos clientes como o Boleto Fácil é uma excelente plataforma para a emissão de faturas, sejam elas em boleto ou em cartão de crédito!

Atenção: evite ao máximo a necessidade de realizar revisões e refações, pois isso irá atrasar seu pagamento!

#5 Defina o seu horário de trabalho

“Vou trabalhar na hora que eu quiser”. Frase muito comum para quem trabalha como freelancer, porém é preciso se organizar para não cair em uma armadilhar e atrasar com os prazos de entrega. Escolha quais são as melhores horas para você trabalhar, em que horário está mais produtivo, e em função disso estabeleça o seu horário de trabalho. Estabeleça a quantidade de horas que você vai trabalhar por dia e quais dias da semana. Lembre-se, organização é fundamental para se dar bem como freelancer!

#6 Escolha o local de trabalho ideal

Pode ser em casa, em um café ou em um espaço de coworking. O mais importante é escolher um local onde você possa se concentrar, livre de qualquer ruído como televisão, famílias, barulho e a geladeira! Acredite, na hora do estresse muita gente “ataca” a geladeira e sabia que o excesso de comida causa sono e diminui sua produtividade?

#7 Reserve um tempo para estudar

Para se destacar no mercado é preciso se reciclar. Sempre que se surgir um curso dentro da sua área de atuação, invista nele e aproveite ao máximo para aprender novas técnicas. Reserve também pelo menos 1 hora por dia para estudar, ler artigos, livros e assistir palestras. Esteja com o seu conhecimento sempre atualizado.

#8 Saiba se relacionar com seus clientes

O freelancer de sucesso, além de executar o serviço, também é capaz de fazer um bom atendimento, relacionando diretamente com os clientes e fornecedores.  É importante manter um laço de confiança junto ao cliente para que você possa fidelizá-lo e fazer com que ele recomende você a outros clientes.

#9 Cumprir prazos é essencial para ser um freelancer de sucesso!

Seu cliente com certeza vai procurar por você mais vezes se você cumprir certinho com prazos e diretrizes. Claro que você também pode dar dicas e sugestões que acrescentam mais valor ao projeto, mas lembre-se de entregar, para seu cliente, o seu melhor. Esteja também, sempre de acordo com o que ele deseja.

#10 Diferencie-se dos seus concorrentes

A cada dia há mais freelancers preparados e dispostos a encontrar um espaço no mercado, por isso é fundamental que você aprenda a se diferenciar deles. Destaque seus pontos fortes e convença-os seus possíveis clientes que você é a melhor opção possível.

#11 Invista em networking

Para quem já trabalha como freelancer, sabe que o começo do sucesso vem da indicação de amigos, colegas e parentes. Tenha sempre cartões de visita em mãos e perfil no linkedin atualizado. Se você deseja ser um freelancer de sucesso, siga a frase de marketing da sua avó “quem não é visto, não é lembrado!”

#12 Guarde um tempo para você

Evite desgaste do seu corpo e sua mente fazendo pausas no trabalho. Não sobrecarregue de trabalhos, saiba dizer não quando for necessário! Aceitar serviços que vão acima do seu limite podem ocorrer riscos no prazo de entrega, além de ser prejudicial à sua saúde.

Dados de uma pesquisa do site trampos.co revelaram que 57% dos brasileiros que trabalham como freelancer sentem falta de renda fixa e benefícios. Já para 68%, conseguir clientes é uma grande preocupação. Por outro lado, 35% afirmaram que a flexibilidade gera motivação para a rotina. Apenas 1% disse ter saudades de ter um chefe.

E aí? Gostaram dessas dicas? Deixe nos comentários a suas dúvidas sobre a carreira de freelancer.

Deixar uma resposta