Como ter sucesso implementando o serviço de delivery?

O hábito de fazer compras online ou por telefone vem crescendo consideravelmente ao longo dos últimos anos. Graças ao surgimento aplicativos como Rappi e iFood, o serviço de delivery está mais em alta que nunca. Agora, com a necessidade de distanciamento social devido à pandemia de COVID-19, muitos negócios estão optando pelo serviço de delivery para continuar gerando vendas e, assim, lidar com a situação. Nesses casos, o jeito como o delivery é realizado é essencial para o sucesso do negócio.

Por esse motivo, neste artigo, daremos algumas dicas para que você e sua empresa possam implementar o delivery sem muito transtorno. 

1. Terceirize a entrega

Se você planeja implementar o delivery apenas durante um período ou decidiu fazê-lo de forma mais permanente, uma dica é que você não tente assumir todos os custos e riscos desse sistema sozinho. Hoje existem muitas empresas de entrega que permitem que você tenha um número praticamente ilimitado de distribuidores disponíveis sem serem contratados pela sua empresa. Isso é vantajoso pelos seguintes motivos:

  • São empresas com experiência que sabem como lidar com a entrega do seu negócio de forma satisfatória.
  • Você pode deixar este sistema sem grandes complicações.
  • Sua marca é conhecida por mais pessoas, uma vez que fica visível para todos os clientes que tem o aplicativo.

2. Cuide da imagem

A embalagem e as condições em que o produto/alimento chega são a primeiras coisas que seus clientes vão notar. É importante ter cuidado para que o produto chegue em boas condições para que a experiência do consumidor seja a mais fiel possível com a experiência no restaurante, além de projetar uma imagem de qualidade e confiança. 

Assegure-se que os produtos foram bem embalados e posicionados na sacola do pedido com cuidado. Itens mais pesados devem ficar ao fundo da sacola. Se necessário, reforce tampas e containers de produtos de textura líquida para que ele não abra pelo caminho. Dessa forma, você evita que o cliente tenha uma má experiência de delivery.

3. Tente aumentar o preço médio dos pedidos

Você deve ter em mente que o serviço de entrega tem um custo e requer um pequeno investimento. Para que isso não reflita na queda de faturamento, é aconselhável que você tente aumentar o ticket médio do pedido. 

Uma dica para aumentar o ticket médio de um pedido é incentivar a compra casada ou desconto em combos de produtos. Por exemplo, você pode oferecer um combo de produtos complementares, como uma bebida e um acompanhamento ou sobremesa a um pequeno desconto na compra de um prato principal. Assim, todos saem ganhando: seu cliente adquire mais produtos por um valor menor e você garante o faturamento. 

4. Informe e tranquilize seus clientes

Neste momento, é importante ter em mente o motivo pelo qual seus clientes estão optando pela entrega: o desejo de evitar o contágio. É por isso que você deve se preocupar em antecipar e atender as preocupações deles, assegurando que tomou todas as medidas de higiene necessárias no manejo do pedido desde a cozinha até a chegada ao cliente.

Inclua no pacote do pedido uma nota explicando todos os cuidados que está tomando para evitar contaminação. Comunique esses cuidados também em suas redes sociais, dessa forma, seus clientes se sentirão seguros e não pensarão duas vezes na hora de fazer um novo pedido.

No app Ahazou você encontra centenas de posts prontos e stories, com imagem, legenda e hashtags, para você postar nas suas redes sociais e manter seus clientes informados.

Com essas dicas, você está pronto para implementar seu serviço de delivery com sucesso! 

About Gabriela

...

Entries by Gabriela